Fasubra Sindical participa nos próximos dias do congresso de criação da CONTUA

Colocando em prática uma das quatro deliberações do XX CONFASUBRA, uma delegação de coordenadores da Federação de Sindicatos de Trabalhadores de Universidades Brasileiras (FASUBRA Sindical) participa do Congresso de criação da Confederação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras das Universidades das Américas – CONTUA, no período de 02 a 05 de junho.

O evento acontecerá na Cidade do Panamá, país localizado na América Central, e foi convocado pela Associação de Pessoal da Universidade de Buenos Aires (APUBA), que organiza o evento promovido e impulsionado pela Internacional de Serviços Públicos, entidade à qual a FASUBRA filiou-se em maio passado, durante o XX CONFASUBRA.

O objetivo do Congresso, que acontecerá no Hotel Riande Continental e no auditório do Campus da Universidade Nacional do Panamá, é constituir a Confederação. Para isso, serão debatidos o Projeto de Estatuto, a Declaração de Constituição e o Plano de Ação da Entidade.

A programação do evento inclui ainda uma conferência internacional com o título Crise Mundial e seus Efeitos para a Educação Superior, uma apresentação sobre os Processos de Organização do Sindicalismo Universitário, a discussão sobre o esquema organizativo da CONTUA, e análise do marco contextual onde de desenvolverá o trabalho da CONTUA. Também serão eleitos os membros do Conselho Consultivo e Secretariado Executivo da Confederação.

O coordenador geral da FASUBRA, Paulo Henrique dos Santos; os coordenadores de Administração e Finanças, Raimundo Nonato Uchôa Araújo e Luiz Antônio de Araújo Silva; as coordenadoras de Educação, Rosângela Gomes Soares e Janine Vieira Teixeira; o coordenador de Políticas Sindicais e Gênero, Luiz Macena da Conceição; e o coordenador de Organização Sindical, João Paulo Ribeiro representarão os trabalhadores das universidades do Brasil.

O diretor de Organização Sindical da FASUBRA, João Paulo Ribeiro, avalia que a expectativa é de que o encontro resulte em fortalecimento da luta dos técnico-administrativos de universidades brasileiras e de outros países latinos americanos a partir da construção da CONTUA. “Poderemos, com essa experiência, vislumbrar a construção de uma confederação mais ampla que inclua países de todos os continentes”, afirmou o sindicalista.

Também participarão do encontro, enquanto membros constitutivos da CONTA, delegações da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Venezuela, Colômbia, Colômbia, Equador, República Dominicana, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, México e Guatemala. Já os países Cuba, Estados Unidos, Canadá e Alemanha enviarão observadores para o congresso constitutivo da CONTUA.

Fonte Fasubra