Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é aprovada na Câmara dos Deputados

Foi dado mais um passo para a efetivação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Os deputados federais aprovaram nesta quinta-feira (18) o projeto de lei que autoriza o funcionamento da UFFS já para o próximo ano. Pedro Uczai, deputado petista catarinense que integra a comissão pró-universidade, salienta que esta é uma conquista que irá beneficiar especialmente os jovens egressos da rede pública de ensino.

“Além de ser mais uma universidade federal para o sul do Brasil, está é uma vitória para a população de 296 municípios. Isso é pensar no futuro e pensar a juventude como direito a estudar. Este projeto da universidade federal significa que em março do ano que vem nós vamos ver milhares de jovens tendo o direito a estudar. Principalmente os nossos jovens que vem das escolas públicas da região dos três estados do sul”, comenta.

Agora, o projeto da universidade irá a votação no Senado. Uczai não acha que enfrentará resistências. Ele destaca que após o projeto passar pelos senadores, o próximo passo é iniciar o processo de seleção e contratação do corpo docente.

“Nós acreditamos que no mês de julho e agosto já se consiga promover e dinamizar o processo seletivo dos professores para todos os cursos. Desta forma, todos os mestres e doutores já podem se preparar, principalmente aqueles comprometidos com o desenvolvimento regional, que conheçam as nossas dificuldades e problemas”, enfatiza.

A nova universidade terá campus em Chapecó (SC), com outros campi nas cidades de Laranjeira do Sul e Realeza (PR), e Cerro Largo e Erechim (RS). A estimativa é que sejam ofertadas 10 mil vagas para estudantes de graduação, mestrado e doutorado em mais de 30 cursos.

Reportagem: Joel Felipe Guindani
Agência Chasque