Assufrgs participa das etapas municipais e estadual da Conferência Nacional de Segurança Pública

A 1ª Conferência sobre segurança pública (Conseg), realizou a etapa estadual aqui do RS nos dias 3, 4 e 5 de julho, na PUC/RS e contou com mais de 400 participantes. Ao final dos temas divididos em sete eixos com cerca de quatro grupos de discussão em cada um, foram escolhidas 21 diretrizes que foram encaminhadas para a Etapa Nacional, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto em Brasília/DF.

A Assufrgs esteve representada, nas etapas estadual e municipal, pelo coordenador do GT segurança, Mozarte Simões, que apresentou as propostas dos Seguranças das IFES. Ao final dos três dias de evento foram eleitos para participar da I Conseg 37 representantes dos trabalhadores em segurança, 36 da sociedade civil e, sob critérios da organização, os representantes do poder público. Na eleição para delegado, Mozarte ficou como suplente, e também participou de um vídeo produzido pelo Ministério da Justiça que será apresentado no evento nacional.



Vejam os sete eixos temáticos:
1 – Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo;
2 – Financiamento e gestão da política pública de segurança;
3 – Valorização profissional e otimização das condições de trabalho;
4 – Repressão qualificada da criminalidade;
5 – Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura da paz;
6 – Diretrizes para o sistema penitenciário; e
7 – Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Os três eixos temáticos mais procurados pelos participantes foram, pela ordem, os de número 3, 1 e 5.

Convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2008, a 1ª Conseg reúne, pela primeira vez, representantes dos trabalhadores da área, da sociedade civil e do poder público para discutir o tema e propor soluções.

Entre abril e maio, foram realizadas as conferências municipais em todas as regiões do país – Porto Alegre organizou a sua nos dias 29 e 30 de maio. De junho a julho, ocorreram as etapas estaduais, confirmadas nos 26 estados e no Distrito Federal. Além disso, existem formas alternativas de participação, como as conferências livres e a virtual, que promove discussões por meio do site www.conseg.gov.br.

Matérias relacionadas
Etapa estadual do RS reúne mais de mil pessoas