Assufrgs participa de Seminário sobre Política Integral de Saúde da População Negra

O Ministério da Saúde e a Escola de Saúde Pública do RS, juntamente com a UNESCO no Brasil, realizaram nos dias 15 e 16 de julho, no Auditório Dante Barone (Assembléia Legislativa do RS, Praça da Matriz – Centro, Porto Alegre) o Seminário Política Nacional Integrada de Saúde da População Negra.

O encontro teve como principal objetivo apresentar, discutir e pactuar com os diversos segmentos uma agenda de encaminhamentos visando a implantação da Política Nacional Integral de Saúde da População Negra no Rio Grande do Sul.

A Política Nacional Integrada de Saúde da População Negra já havia sido aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde, em 2007, e, em seguida, pactuada na Comissão Intergestora Tripartide, composta pelo Ministério da Saúde e a representação dos secretários municipais e estaduais de Saúde, em abril de 2008.

O Seminário vai auxiliar na difusão das medidas para a sociedade em geral, especialmente para os gestores na área da saúde. Hoje, a comunidade negra no Brasil é composta por mais de 90 milhões de pessoas.

Participaram do evento gestores de instituições públicas e privadas de saúde, representantes dos movimentos sociais, dos conselhos de controle social, dos centros formadores, das instituições envolvidas com a educação permanente dos trabalhadores de saúde e comunidade negra.

 
Pela Assufrgs participaram Maria de Lourdes Ambrósio e Joana de Oliveira da Coordenação de Educação Política e Sindical e do GT Antiracismo

.