Enfim, a CPI da Corrupção é instalada com apoio de 24 deputados e 20 mil assinaturas

Líderes dos partidos que apoiam a CPI da Corrupção na Assembleia entregaram ao presidente do Legislativo, Ivar Pavan, o requerimento solicitando a instalação da comissão, na tarde de quinta-feira, às 14 horas. O documento, que já tinha 20 assinaturas recebeu mais quatro adesões: Cassiá Carpes, Abílio Santos, Aloísio Klassmann, do PTB e mais o deputado Mano Changes, do PP. Ao todo, cerca de 20 mil assinaturas foram recolhidas pelos apoiadores da Comissão Parlamentar de Inquérito, recolhidas em todo o Estado.

Após receber o requerimento, Ivar Pavan anunciou que irá encaminhá-lo à procuradoria do Legislativo, que fará a análise dos requisitos legais e devolverá o documento à presidência. A partir daí, as bancadas têm o prazo de cinco sessões plenárias para indicar seus representantes. A previsão é que a instalação da CPI ocorra no dia 20 de agosto.

É fundamental que diante da gravidade da ação civil de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal contra a governadora Yeda Crusius a Assembleia Legislativa permaneça vigilante e exerça sua função constitucional de controle dos Executivo, inclusive, com o processo de impedimento previsto na Constituição.

A situação de ré no processo, e o pedido do MPF do afastamento da governadora e de diversas pessoas ligadas ao seu governo é o resultado de um processo que iniciou durante a CPI do Detran. Os indícios para a criação da CPI eram mais que evidentes, mas para aqueles que desejavam fatos novos os apresentados pelos procuradores durante a entrevista coletiva não deixam dúvidas.

A criação da CPI é um importante instrumento, como o próprio MPF manifestou durante a coletiva, ao ressaltar a importância da CPI do Detran. O pedido de afastamento do cargo feito pelo MPF já é o suficiente para que a Assembleia inicie o processo de impedimento.

Com informações de Luciane Fagundes e Blog Raul Pont