Aposentados lotam auditório da Assufrgs no primeiro encontro do ano

Clique aqui para ver mais fotos

O auditório da Assufrgs ficou pequeno com a presença dos aposentados que compareceram na primeira reunião deste ano, na segunda-feira (12/4), no auditório da Assufrgs.
A reunião marca o início das atividades da Coordenação de Assuntos de Aposentadoria da Assufrgs e desta gestão que assumiu em dezembro, sob a coordenação da Salete Wiggers e Mauro.

Os coordenadores da Assufrgs informaram sobre as mobilizações que serão realizadas na quinta-feira (15/4) em Brasília e aqui na Universidade, para conquistar o reajuste salarial de 2011 e lutar contra o PL 549 (Que congela os salários dos servidores por 10 anos).
“A categoria é a única entre os servidores que mantém a paridade entre aposentados e o pessoal da ativa”, destacou José Luiz Rockenbach (Neco). “Por isto a importância dos aposentados participarem destes momentos”, acrescentou Bernadete Menezes, elogiando os aposentados que já garantiram muitas conquistas da categoria quando estavam em serviço e continuam participando das mobilizações do movimento.

Eleição para CEEP e Consun
Apesar de não votarem os aposentados foram informados sobre o processo de eleição para o Conselho Universitário (Consun) e Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) que vai ocorrer nos dias 15 e 16/4 e da importância deles ajudarem conversando com os colegas que ainda estão na ativa, para eleger servidores comprometidos com a luta da categoria. Foi questionado o fato dos aposentados não terem acento no conselho universitário, quando contraditoriamente ex-aluno tem representação.


Reenquadramento
O coordeandor Sílvio Corrêa relatou que está participando da Comissão Nacional de Supervisão de Carreira (CNS) e que várias universidades estão aprovando o reenquadramento nos Consun. “Eles têm conseguido aprovar, mas não conseguem implementar por causa do sistema do Ministério do Planejamento,
Sílvio também relatou a nova situação jurídica em que os direitos adquiridos estão sendo cassados depois de julgados. “Foi o que ocorreu com seis colegas aqui da Ufrgs que conseguiram o reenquadramento e agora o a Procuradoria da União mandou retirar este direito e está cobrando os valores que já receberam”. “Foi a secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (MPOG) que disse que não podem. Não foi nem o TCU”, acrescentou.
O advogado Rogério Viola Coelho informou que irá preparar um material jurídico para subsidiar a discussão do reenquadramento no Consun. “Mas será necessário pressão política”, acrescentou Rogério.

Horas Extras
Mas nem tudo foi negativo, a advogada Valnez Bittencourt, informou que estão conseguindo reverter juridicamente a posição da Ufrgs de congelar as Horas Extras

3,17%
Valnez fez um relato do embate jurídico que estão ocorrendo nas ações de execução dos 3,17%. “A Ufrgs está contenstado os valores e alegando que o direito está prescrito em todos os processos e é isto que está atrasando o andamento, assim como está limitando a ação até 2001”, informou.



Aula de Dança
Os aposentados tiveram uma demonstração de dança de salão com o professor Cládio e sua parceira Márcia da Escola de Dança Mara Noschang. O objetivo foi convidar os aposentados para fazerem um curso de dança, uma vez por semana, na sede da Assufrgs. Em breve sairá a divulgação do curso e a abertura de inscrições.