De 18 a 21 ocorreu o I Seminário de Ações Afirmativas da Ufrgs

Para discutir experiências concretas de políticas afirmativas implementadas no contexto universitário começou ontem (18/) à noite, no Salão de Festas da Reitoria da UFRGS, o I Seminário das Ações Afirmativas.

Na abertura estavam presentes o reitor em exercício, Rui Vicente Oppermann; a pró-reitora de Graduação e presidente da Comissão de Acompanhamento aos Alunos do Programa de Ações Afirmativas, Valquíria Linck Bassani; a pró-reitora de Extensão, Sandra de Deus; o secretário de Assistência Estudantil, Edilson Amaral Nabarro; e a presidente da Comissão Organizadora do evento, Luciane da Silva. Em seguida, as professoras Denise Jardim e Arabela Campos Oliven proferiram palestra sobre a relevância e os desafios dessas ações no Brasil.



A Assufrgs está participando do Seminário através do GT Antirracismo e
coordenará uma das rodas de fala, com o tema: “O movimento sindical e o combate ao racismo” e apresentará os resultados do 3º Seminário do GT Antirracismo, realizado em maio, que abordou o papel da Ufrgs no combate ao racismo.
A entidade também organizou a exposição Negros e Negras que compõem a Ufrgs, no local do evento.

Naquele evento, realizado no mês dos trabalhadores e da luta contra o preconceito, se abordou a importância da Universidade para a efetivação das leis que garantem o ensino de cultura e história afro-brasileira nas escolas, bem como se fez uma reflexão sobre a implementação das cotas nas universidades com a participação de estudantes cotistas. Agora, o GT irá aprofundar essas discussões no sentido de dar a contribuição dos trabalhadores para o Seminário da Ufrgs.