Após polêmica, assembleia aprova balanço financeiro de 2009

Clique aqui para ler o balanço 2009 e o parecer do Conselho Fiscal

A Assembleia de aprovação do balanço de 2009 teve uma boa polêmica antes mesmo do início. Como já é de praxe estas assembleias são sempre esvaziadas. Este ano não foi diferente. Assim como não foi diferente a proposta de transferi-la para uma próxima ocasião. Na avaliação da representante do Conselho Fiscal Ana Maria Carlos as pessoas não compareceram porque tinha sido convocada isoladamente, sem uma outra assembleia posterior.

Clique aqui para ver mais fotos

O coordenador José Luis Rockenbach (Neco) avaliou que era complicado aprovar porque poderia ser passível de crítica pela categoria aprovar com tão pouca gente. A aposentada Iara Carbonel disse que as pessoas não comparecerem porque não quiseram, a assembleia foi convocada. “Podemos aprovar ou não, mas na próxima assembleia vai ser a mesma coisa e não vai vir ninguém”. A coordenadora de finanças, Antonieta Xavier, manifestou que não se sentia a vontade e numa próxima assembleia podería ser convocado junto o conselho de delegados e talvez tivesse 100 a 150 pessoas.

O coordenador Celso Alves observou que nesta assembleia tinha menos pessoas que na anterior. Enquanto o coordenador Sílvio Corrêa contou e viu que tinha 21 pessoas. “Eu torço para que na próxima assembleia tenha 150 pessoas, mas faz tempo que não fizemos uma assembleia com tanta gente. No meu entendimento, todos sabem da assembleia e não vieram porque as contas estão bem. Se as contas não estivessem esta assembleia estaria lotada. Não existe nenhuma ilegalidade a assembleia é legítima”, destacou. “Todos sabem que ninguém vem nestas assembleias de aprovação de balanço, mas não é admissível que todas as assembleias sejam assim” ponderou o coordenador do Conselho de Delegados, Francisco Martins Alves (Chiquinho).

 No entanto, ele defendeu que fosse adiada e a coordenação redigisse um texto chamando a atenção da categoria e explicando o porquê do adiamento. Passada a polêmica o pessoal fez um processo de votação e decidiu que deveria ser aberta a assembleia e aprovado o balanço de 2009.

A suplente de conselheira fiscal, Eva Barcelos chamou a atenção do pessoal para a pauta da Assembleia. "Se fosse para ir viajar estava cheia a assembleia. Eu estou aposentada, mas estou em tudo que é movimento e manifestação", questionou.

O contador da Assufrgs, Sérgio Didio, fez questão de responder a uma crítica feita na página da internet sobre a demora na aprovação. “O Balanço de 2009 estava pronto em março, no entanto o Conselho Fiscal estava analisando”. A conselheira fiscal, Ana Carlos, leu o parecer elaborado pelo conselho e explicou que a demora ocorreu porque o conselho estava analisando os documento e solicitando esclarecimentos e correções naquilo que não entendia ou concordava. “Nós estamos empenhados em fazer um bom trabalho de acompanhamento e estamos fazendo com seriedade, como não trabalhamos só para a Assufrgs, as vezes não conseguimos nos reunir para analisar os documentos, e por isto que demorou”, esclareceu.


Após instaurada a Assembleia, lido o parecer e feitos os esclarecimentos no processo de votação, a prestação de contas foi aprovada por unanimidade, com apenas uma abstenção.

Texto e fotos Luis Henrique Silveira