Feira de Descarte Tecnológico será realizada sábado (4/12) na Usina do Gasômetro

Com a missão de articular a execução de políticas públicas de fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no município de Porto Alegre, o Gabinete de Inovação e Tecnologia (InovaPoa) promove a I Feira de Descarte de Equipamentos de Informática, no dia 4 de dezembro, na Usina do Gasômetro.

Nesta data, os porto-alegrenses poderão levar seus computadores e periféricos antigos para descarte. A feira será a primeira ação do Plano Municipal de resíduos sólidos específicos para equipamentos eletrônicos.

A iniciativa propõe alternativas para uma vida sustentável, em que pequenos gestos podem se transformar em revolucionárias mudanças e mais qualidade de vida para nossa sociedade. Conciliando o desenvolvimento econômico e o avanço tecnológico com a preservação ambiental, a feira será palco de uma campanha inédita que pretende movimentar milhares de gaúchos.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) apoia o evento e encaminhará os equipamentos arrecadados para reuso e reciclagem em empresas especializadas em reciclagem de plásticos, metais e placas de circuito impresso, como o CRC – Irmãos Maristas, que farão o recondicionamento dos equipamentos que puderem ser recuperados.

Os computadores que puderem ser reutilizados serão entregues para instituições e escolas beneficentes; aqueles que não puderem ser recuperados receberão tratamento e destinação correta e adequada, a fim de não poluírem mais o meio ambiente, garantindo assim uma melhor preservação da natureza.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (51) 3289-7300.

Curiosidades sibre sucata eletrônica
– No Brasil são descartadas 500 mil toneladas de sucatas eletrônicas por ano.

– O lixo eletrônico representa 5% de todo o lixo gerado pela humanidade.

– Possui em sua composição metais pesados altamente tóxicos: mercúrio, cádmio, berílio e chumbo que no solo, contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar e nos lixões podem causar doenças graves em catadores.

Publicação solicitada pela coordenadora: Antonieta Xavier

Postado por Luis Henrique Silveira 29/11/2010 14:59