Com entrada franca o cine-ASSUFRGS exibe “O Lucro Acima da Vida” no próximo dia 18

O segundo filme do Ciclo de Cinema ASSUFRGS "A Classe Trabalhadora Brasileira no Cinema" ocorre no dia 18 de abril com a exibição do filme "O Lucro Acima da Vida", longa produzido pela Atesq (Associação dos Trabalhadores Expostos às Substâncias Químicas), Sindicato dos Químicos Unificados de Campinas e Região e Fetquim (Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Estado de São Paulo.)

O longa-metragem "O Lucro Acima da Vida", é uma obra de ficção baseada na história real do Caso Shell, como ficou conhecido o episódio da poluição ambiental e contaminação por agrotóxicos de trabalhadores da Shell do Brasil, depois Basf S/A, e dos moradores do bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, onde a fábrica foi instalada.

Por causa de anos de contaminação por agrotóxicos, pelo menos 77 ex-trabalhadores e moradores das imediações da fábrica morreram, a maioria em decorrência de câncer, e muitas outras permanecem doentes. Devido ao poder financeiro da Shell/Basf, a contaminação na fábrica de Paulínia foi negligenciada por anos pelo poder público e imprensa.

A CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA NO CINEMA

O filme mostra a luta dos ex-trabalhadores para conseguir levar o caso à justiça e ter o devido reconhecimento e providências pelas autoridades competentes. 

A Comissão de Formação da Assufrgs propõe uma cinematografia que debaterá a situação dos trabalhadores, no Brasil e no mundo. As sessões ocorrem sempre às 18h na Sede Central da Assufrgs Sindicato – Av. João Pessoa 1392 – Farroupilha – Porto Alegre/RS

Confira o calendário de filmes:

22/03 – O dia em que Dorival encarou a guarda
18/04 – O Lucro Acima da Vida
11/05 – Eles não usam black-tie
15/06 – Não Senhor
10/08 – Os libertários
14/09 – Ilha das Flores

OUTUBRO VERMELHO NO CINEMA

05/10 – A Mãe
11/10 – O Encouraçado Potemkin
19/10 – Metrópolis
26/10 – Reds

~ ENTRADA FRANCA ~