Categoria reúne na UFCSPA para discutir ataque aos serviço público

Na tarde desta segunda-feira, 14 de agosto, os técnico-administrativos em educação da UFCSPA se reuniram para discutir os ataques ao serviço público como forma de conscientização da categoria sobre a conjuntura de ataques.

Temer e seus aliados estão encaminhando uma série de projetos que buscam acabar com a estabilidade dos servidores, como a ampliação da terceirização, aprovada no Congresso e sancionada pelo Presidente; o Programa de Demissão Voluntária (PDV), medida provisória já publicada na Diário Oficial; além de Projeto de Lei para demissão por insuficiência de rendimento. O Governo ainda editou a Instrução Normativa (IN) 5, de 2017, do Ministério do Planejamento, que trata da contratação de serviços terceirizados na Administração Pública Federal.

Está claro que estas medidas têm caráter mais político do que econômico, e pretendem diminuir o montante da verba pública destinada aos serviços básicos de atendimento à população. A proposta é que os cidadãos recebam cada vez menos retorno de suas contribuições.

Também foi lembrado durante a conversa que os ataques do Governo Brasileiro contra os direitos sociais e dos trabalhadores não está desconectado da conjuntura internacional de retomada do conservadorismo. Durante a conversa foram resgatadas e debatida as manifestações neo-nazistas de extrema direita que ocorreram neste final de semana em Charlotsville nos Estado Unidos.