UFRGS está em último lugar no Ranking da Transparência das Universidades Federais 2017

A falta de transparência e democracia é marca da UFRGS. O recente caso sobre o aumento do valor do RU para R$ 11 aos servidores e terceirizados e mudança no sistema com o uso de comida transportada é um belo exemplo disso. As mudanças no RU estão sendo planejados desde 2015 sem qualquer debate com os maiores interessados no assunto: os estudantes e servidores da UFRGS. Nem mesmo no Conselho Universitário elas foram informadas. Mesmo com as mudanças em andamento, é difícil encontrar informações sobre as contas que envolvem o restaurante universitário. Tanto o edital quanto o contrato com essa nova empresa parecem inacessíveis. A Assufrgs Sindicato segue aguardando o acesso às planilhas para poder fazer o seu próprio estudo sobre os valores estipulados pela administração.

A UFRGS está em último lugar no “Ranking da Transparência das Universidades Federais 2017”. Os dados são resultado de um estudo do jornalista, Cristiano Alvarenga, mestre em Comunicação e especialista em jornalismo de dados e servidor público, lotado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O posicionamento de cada instituição foi baseado nos dados de atendimento disponíveis no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). A UFRGS respondeu apenas 50,39% dos pedidos. A liderança ficou com a Universidade Federal de Fronteira do Sul (UFFS).

O quadro geral não esconde as grandes disparidades entre as universidades federais. O Ranking da Transparência contribui para premiar as boas práticas e estimular mudanças em instituições que não tenham dado o devido atendimento ao cidadão via SIC.

CONFIRA AQUI: Ranking da Transparência das Universidades Federais: conheça os critérios e veja a tabela completa

Saiba mais: 

– Reitor informa que técnicos pagarão R$ 11 por refeição no RU​

– Assembleia encaminha comissão para estudar novo preço do RU