Reitoria da UFCSPA chama a comunidade para discutir a crise na universidade

Neste dia 14, dia nacional de luta em defesa dos serviços públicos, a ASSUFRGS participou de atividade organizada pela Reitoria da UFCSPA, que debateu a crise na universidade. Chamada de “Diálogos com a comunidade”, o encontro contou com a participação de técnicos, estudantes e professores, além de integrantes da Administração.

A reitora Lucia Campos Pellanda apresentou as principais necessidades da universidade, detalhou as áreas em que houve redução nos recursos, inclusive aéreas em que os recursos foram zerados, como de investimento. Em termos totais, a UFCSPA passou de um orçamento de R$ 34 bilhões em 2016 para uma previsão de R$ 28 bilhões em 2018.

 

Após a apresentação, a reitoria respondeu a perguntas dos presentes. Convocou todos a estarem presentes na audiência pública na ALRS dia 18 de setembro. Pediu que todos se esforcem em chamar mais pessoas da comunidade universitária para os próximos Diálogos com a Reitoria. Destacou a necessidade de todos estarem envolvidos na discussão e no enfrentamento aos cortes e ameaça de sucateamento das instituições federais de ensino.

Na sua manifestação a ASSUFRGS destacou a importância de uma luta unitária em defesa da educação de forma a garantir que nenhuma instituição de ensino venha a fechar as portas ou reduzir vagas no ensino público. Também parabenizou a iniciativa da Reitoria em envolver a comunidade na luta em defesa da universidade. A atitude é adotada por muitos dirigentes, mas infelizmente não é a postura de todos reitores.