Nota de repúdio às ações da Brigada Militar na UFRGS

A ASSUFRGS manifesta seu repúdio às ações da Brigada Militar que atentam diretamente contra o preceito constitucional da autonomia universitária.

No dia 7 de março de 2018, sem autorização da reitoria, um grupamento da Brigada Militar adentrou no campus centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o intuito de intervir na manifestação dos movimentos negros contra retrocessos na política de ações afirmativas.
No dia seguinte, 8 de março, sob o pretexto de “proteger” a instituição da aproximação da Marcha das Mulheres, um grupo de policiais fortemente equipado ingressou, inclusive com viaturas, no mesmo campus, novamente ferindo a área jurisdicional federal, que tem sua segurança sob responsabilidade da universidade.

Uma sociedade democrática deve garantir a autonomia universitária e repudiar veementemente o uso da violência, da força e do constrangimento para impedir a pluralidade e o direito do povo lutar por seus direitos. O estado policialesco não combina com a diversidade de ideias e com a livre manifestação do pensamento, que são fundamentais para o desenvolvimento de uma universidade realmente criadora.

Neste sentido, conclamamos a comunidade universitária e a sociedade civil a defenderem a autonomia universitária frente a essas agressões.