Instituto de Artes registra nova aparição de escorpião amarelo

A comunidade do Instituto de Artes da UFRGS, vem enfrentando problemas com a aparição de escorpiões amarelos no prédio da universidade, localizado na Rua Senhor dos Passos, no centro de Porto Alegre. O problema segundo a comunidade da UFRGS vem se tornando cada vez mais frequente. O vídeo abaixo é do registro da aparição do aracnídeo no IA:

Crédito do vídeo: Luane Abatti

A prefeitura da universidade já foi avisada sobre as aparições do aracnídeo e tomou algumas providências, principalmente com o intuito de prevenção. A administração da UFRGS, deslocou uma bióloga da prefeitura de Porto Alegre que realizou uma palestra para a comunidade, a atividade deve se repetir, sem nova data ainda confirmada. Está acontecendo também o processo para contratação de uma empresa que faria a dedetização.

O prédio do Instituto de Artes está localizado na região central de Porto Alegre que vem registrando aparições da espécie. Segundo informações da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, bairros como Centro, São Geraldo e Avenida Assis Brasil, já registraram aparição do aracnídeo neste ano. Segundo a coordenadoria, a espécie provoca acidentes graves, com risco de morte das vítimas, especialmente crianças. O escorpião preto não apresenta os mesmos riscos.

A bióloga Fabiana Ninov, da Vigilância em Saúde, esclarece que o escorpião amarelo costuma habitar locais escuros e úmidos, onde possa encontrar baratas, de que se alimenta. Se algum deles aparece em público e pode ser visualizado, é porque a população de animais está muito grande, e eles saem em busca de alimento.

Em caso de visualização, a orientação é evitar o contato direto com o animal, e tentar eliminá-lo, se possível, esmagando-o com algum objeto, sempre com cautela. O aparecimento deve ser comunicado pelo telefone 156, com dados completos de localização e contato. A bióloga também pede que seja enviada uma foto do animal, se possível.

O último registro de picada de escorpião amarelo em Porto Alegre foi em outubro do ano passado. uma criança de 5 anos foi atendida no Hospital de Pronto Socorro (HPS) após ser picada no bairro Lomba do Pinheiro. O tratamento foi realizado com êxito, conforme a prefeitura.

Com informações do G1RS

Foto em destaque: Ramiro Furquim/Sul21