Assembleias do dia 13/04: Assufrgs, rumo ao sindicato!

No próximo dia 13 de abril, a Assufrgs irá concretizar um projeto antigo da categoria e encaminhado de forma unânime entre os diversos companheiros(as) e grupos políticos de atuação em nossa entidade. Deliberaremos pelo desmembramento da Assufrgs do SINTEST-RS (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do estado do Rio Grande do Sul) e passaremos a ser Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais Vinculadas ao MEC, nas cidades mencionadas pelo edital de convocação.

Será um momento histórico, pois a entidade poderá, a partir de então, pleitear a carta sindical que lhe proporcionará muito mais autonomia e garantias para lutar em defesa dos seus filiados. O patrimônio, os funcionários, as ações na justiça, tudo continuará dentro da entidade jurídica que conhecemos, a Assufrgs. O que muda a partir de agora? A Assufrgs, ao invés de ser uma “seção sindical” de um sindicato estadual, que é o SINTEST-RS, passará a ser um sindicato das instituições federais abrangidas, cuja proposta de nome é “ASSUFRGS A alteração que está sendo proposta vem sendo debatida há muitos anos e ganhou força a partir de uma demanda do governo federal, que a partir de 2011 introduziu o recadastramento das entidades consignatárias para desconto em folha da contribuição (mensalidade) sindical. Isto é, a Assufrgs teve que comprovar junto ao Ministério do Planejamento a sua existência e funcionamento. O processo durou praticamente dois anos e finalmente na metade de 2015, conseguimos o reconhecimento como entidade sindical (seção sindical). O atual contrato com o governo para possibilitar o uso do desconto em folha tem validade de cinco anos, a partir de 2015.

Ainda em 2015, a comissão da Assufrgs, formada por companheiros de todas as chapas e grupos que atuam no sindicato, enviou representação à Brasília para tomar ciência e construir o melhor caminho para a conquista do sindicato. A partir de reuniões com o Ministério do Planejamento e Ministério do Trabalho, além das assessorias jurídicas, construímos finalmente o processo que culminará com as assembleias que serão realizadas no dia 13 de abril. Sendo uma exclusiva para sócios às 9h e outra destinada a todos os membros da categoria, às 9h30. Ambas no espaço em frente ao Salão de Atos da Reitoria/UFRGS.

Compareça! Será um passo decisivo no fortalecimento da Assufrgs, instrumento de luta de toda a categoria.

ATENÇÃO: Para a participação na Assembleia da categoria será necessário apresentar documento de identificação (RG, CNH ou CNT) e documento de que comprove vinculação com a instituição de ensino (Contracheque ou Carteira de identificação emitida pela instituição).

Leia os Editais:

Edital da Assembleia de Sócios
Editais da Assembleia Geral da Categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *