Início > Notícias > Ceclimar sedia formação sobre sindicalismo
Ceclimar sedia formação sobre sindicalismo

Ideia do encontro surgiu durante a greve, pela demanda em discutir os princípios de nossa organização e ação sindical.

No dia 30 de julho, no Ceclimar, em Imbé, aconteceu o Seminário de Formação Sobre Sindicalismo. A necessidade deste encontro surgiu durante a greve, pela demanda de vários colegas em discutir os princípios de nossa organização e ação sindical, não somente no âmbito da ASSUFRGS, mas também em relação ao restante da classe trabalhadora.

Inicialmente, Igor Pereira fez uma exposição sobre o surgimento do sindicalismo, que se deu a partir da expansão da sociedade industrial no século XVIII e XIX. Em sua exposição, Pereira ressaltou o caráter classista da organização sindical, levantando uma série de questões sobre a ação dos trabalhadores em uma sociedade marcada pelo antagonismo social. Logo em seguida, Frederico Duarte Bartz fez um breve apanhado da história do sindicalismo no Brasil, desde as grandes greves do início do século XX até a recente onda de mobilizações em nosso país, destacando que o conhecimento da história dos trabalhadores é um fator fundamental para alimentar as reflexões sobre as nossas lutas do presente.

Depois das exposições, vários participantes do seminário fizeram intervenções, colocando questões importantes que apontam para uma necessidade cada vez maior de debatermos temas relacionados com a organização de classe, problematizando os princípios de nossa ação sindical.

Um comentário para "Ceclimar sedia formação sobre sindicalismo"

  1. Inajara agosto 3rd, 2015 08:36 am Responder

    Gostaria de receber informativos. Os assuntos debatidos são interessantes e necessários na atualidade. grata. Inajara.

Deixe seu comentário

Veja também