Início > Notícias > Fasubra assina Protocolo das Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde dos Trabalhadores do SUS
Fasubra assina Protocolo das Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde dos Trabalhadores do SUS

Nos dias 15 e 16 de fevereiro próximos passados, em Brasília, a FASUBRA Sindical esteve participando da 55ª. Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), ligada ao Ministério da Saúde, a primeira do ano de 2012. A participação da Federação na Mesa se deve pela sua interface com os Hospitais Universitários, ligados [...]

Nos dias 15 e 16 de fevereiro próximos passados, em Brasília, a FASUBRA Sindical esteve participando da 55ª. Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), ligada ao Ministério da Saúde, a primeira do ano de 2012.

A participação da Federação na Mesa se deve pela sua interface com os Hospitais Universitários, ligados ao SUS. A reunião foi marcada por um fato de grande importância para a classe trabalhadora da área da saúde, no âmbito do SUS, incluindo-se obviamente os que atuam nos HUs: a assinatura do Protocolo 008/2011, que institui as Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde dos Trabalhadores do SUS.

O protocolo, que é um marco importante para os Trabalhadores do SUS, foi construído pelo Comitê Nacional da Saúde do Trabalhador do SUS, composto paritariamente, por representantes do governo e dos trabalhadores, e foi submetido a duas consultas públicas.

O documento constitui-se numa ação do controle social em relação às políticas públicas e numa grande conquista da sociedade, em especial, dos trabalhadores, pois é fruto de sua atuação na MNNP-SUS. Na abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde, o protocolo havia sido assinado, simbolicamente, pelo Ministro da Saúde e por um dos trabalhadores representando a Bancada.

Na reunião, foi assinado pelos demais representantes dos gestores e dos trabalhadores que integram a mesa, incluindo obviamente a representação da FASUBRA, presente. “Foi um momento histórico que merece ser registrado”, disse a coordenadora da pasta de Aposentados da Federação.

__________________________________________

Texto: Coordenação de Aposentados Fasubra Sindical

http://www.fasubra.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2700:fasubra-assina-protocolo-das-diretrizes-da-politica-nacional-de-promocao-da-saude-dos-trabalhadores-do-sus&catid=18:slideshow&Itemid=19

Este post ainda não foi comentado. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Veja também