Início > Notícias > Suspenso sorteio à Colônia de Garopaba para a Páscoa
Suspenso sorteio à Colônia de Garopaba para a Páscoa

Por solicitação da Coordenação do Conselho de Delegados, a Coordenação da ASSUFRGS está suspendendo o sorteio do edital de Páscoa à Colônia de Garopaba, que estava previsto para esta terça-feira (8/3). O Conselho de Delegados deve se reunir dia 16/3, às 14h, para deliberar sobre como se dará o sorteio.

Por solicitação da Coordenação do Conselho de Delegados, a Coordenação da ASSUFRGS está suspendendo o sorteio do edital de Páscoa à Colônia de Garopaba, que estava previsto para esta terça-feira (8/3). O Conselho de Delegados deve se reunir dia 16/3, às 14h, para deliberar sobre o assunto. Segundo o artigo 9º, § 3º do regimento, “o sorteio para os feriadões deverá ser realizado até cinco dias antes do início do período”.

A questão foi encaminhada ao Conselho de Delegados devido a reclamações de associados quanto ao procedimento adotado pela Coordenação, que disponibilizou 18 dos 34 apartamentos. Os 16 apartamentos não foram disponibilizados porque foram reservados previamente por associados, em período de 7 a 13 dias, incluindo aí o feriado de Páscoa.

O que diz o regimento

As reservas foram feitas dentro do entendimento de que o regimento da Colônia não proíbe a reserva antecipada de apartamentos. Segundo o documento:

“Artigo 2º – Havendo maior número de interessados do que vagas haverá inscrição e sorteio em data prévia e amplamente divulgada no site da ASSUFRGS.

(…)

Artigo 9º – Nas temporadas de veraneio e em feriadões, havendo maior número de inscritos do que vagas, a ocupação da Colônia de Férias será mediante sorteio em data previamente divulgada.”

Ao estabelecer as situações específicas em que haverá sorteio e não vetar a possibilidade de reserva, o regimento define que a realização de sorteio é exceção. Além disso, ambos artigos falam em vagas. O mesmo regimento, no §1º do artigo 1º aponta que “na Colônia de Férias da ASSUFRGS contém 34 unidades de apartamentos numerados de 01 a 34 e funciona durante todo o ano, e para seu uso, devem aderir às regras determinadas por este Regimento. Compreende-se por alta temporada o primeiro dia da primeira turma até o ultimo dia da última turma.”

Portanto, ao colocar nos artigos 2º e 9º que o sorteio deve ocorrer caso existam mais inscritos do que vagas e não mais inscritos do que unidades de apartamentos, e ao não proibir a reserva antecipada em alta temporada nem nos feriados, o regimento dá margem ao entendimento de que é regular a disponibilização apenas dos apartamentos que não foram previamente reservados, ou seja, das vagas disponíveis.

Esse entendimento não é inovação, nem é exclusivo desta coordenação ou de um grupo político específico. O precedente foi aberto na gestão anterior, quando integrantes da coordenação Geral e de Finanças aprovaram a reserva de apartamentos no período que incluía o feriado de 7 de setembro e, novamente, o feriado de 12 de outubro.

Encaminhamentos

Em reunião ampliada, a coordenação da ASSUFRGS e membros do Conselho de Delegados chegaram ao entendimento de que o regimento precisa ser corrigido de forma a esclarecer a questão. Por isso, deve ser criada uma comissão, com integrantes da coordenação, do Conselho de Delegados e do setor de Convênios, para trabalhar na proposta de um regimento aprimorado, sanando esse e outros problemas.

Quanto à decisão sobre o sorteio de 18 ou 34 apartamentos, a coordenação e os delegados sindicais presentes decidiram que o Conselho de Delegados é a instância legítima para deliberar, em respeito à pluralidade de opiniões e uma vez que é o Conselho quem aprova o regimento da Colônia.

Aos inscritos e aos que já efetuaram reserva

Em caso revogação das reservas, os associados que já programaram suas férias (alguns desde dezembro) contando com a hospedagem na Colônia e que talvez venham a perder a vaga, serão os mais prejudicados. A coordenação entende que foi cumprido o regimento, no entanto admite que o procedimento adotado pode não atender aos interesses dos associados.

Dessa forma, em benefício dos próprios associados, pedimos aos sócios que já reservaram que, podendo remanejar sua reserva de forma que não inclua o feriado de Páscoa, que entrem em contato com o setor de Convênios.

Da mesma forma, pedimos que os inscritos para o sorteio e que não tenham certeza de que vão poder ocupar a Colônia no feriado, que abram mão da sua inscrição.

9 comentários para "Suspenso sorteio à Colônia de Garopaba para a Páscoa"

  1. Bruno Becker março 7th, 2016 19:32 pm Responder

    Nada contra a direção (independentemente se atual ou anterior), mas esse entendimento foi completamente equivocado. O artigo 9 em nenhum momento entre em conflito com o artigo 2 e é bem taxativo ao dizer que feriadões o sorteio é a regra caso haja maiores inscritos que unidades (vagas ou apartamentos, sejamos coerentes, o sentido é único). É uma questão lógica que não haveria como saber que há mais interessados que vagas antes da abertura do edital.
    O Conselho para modificar Regimento tem quórum específico, então não pode simplesmente tomar uma decisão pontual que altera o entendimento do mesmo sem respeitar esse quórum, ainda que exclusivamente para essa ocasião.
    Sinto muito, mas aqueles que estão com as férias garantidas, não serão prejudicados pois de fato nunca deveriam ter tido reserva garantida antes da verificação em edital de maior demanda que oferta para o Feriadão de Páscoa.

  2. Vera Lúcia da Silva Antunes março 8th, 2016 08:29 am Responder

    Eu não abro mão da minha inscrição, gostaria de saber o que vai ser feito quanto a essa questão.
    Vera Antunes.

  3. Neco março 8th, 2016 09:31 am Responder

    Só posso rir desta “interpretação” do regimento! Me lembra o Cunha na câmara de deputados ….kkkk

  4. Maria da Graça Magalhães Domingues março 8th, 2016 10:10 am Responder

    O Conselho de Delegados, em respeitos a todos os inscritos, DEVE realizar reuni9ão extraordinária em regime de urgência, para que os Sócios interessados possam se organizar.
    Esperar o dia 16 de março para alguma deliberação fica muito próximo a data do feriadão.
    Certo ou não, respeitem os prazos que haviam sido divulgados.
    Ou que tivessem visto isso na semana que passou.
    Obrigada!

  5. Bruno março 9th, 2016 12:00 pm Responder

    Estão censurando os comentários? voltamos à época da ditadura e do controle da liberdade de expressão??? Meu comentário até hoje não foi liberado pela “moderação”!

  6. Marichel Dalcin março 9th, 2016 13:28 pm Responder

    Eu sou sócia desde minha nomeação e como muitos não conheço todo o regimento, eu mesma não sabia da possibilidade de fazer reserva, a única orientação que sempre tive, era de que em feriados tinha que participar de sorteios, pois do contrário fica muito fácil, vou sempre fazer a reserva em dezembro pra pascoa!!!!

  7. Bruno Becker março 9th, 2016 14:22 pm Responder

    Outra questão que não foi analisada: Comparar feriados de meio e fim de estação fria (7/09 e 12/10) com um feriado de término de estação de calor (26/03) é absurdamente surreal.

  8. Rute Beatriz de Oliveira Dias março 11th, 2016 16:49 pm Responder

    Estou reinterando uma mensagem enviada ao convênio, a respeito do desenrolar da hospedagem de Garopaba, pois foi o único que permitiu acesso.Gostaria que fosse apreciado.

    Att,
    Rute Beatriz de Oliveira Dias

    Garopaba, 11 de março de 2016.

  9. Paulo Edmundo dos Santos março 14th, 2016 09:44 am Responder

    Eu sou sócio á mais de 30 anos e não foi fácil organizar férias com meus familiares , por que eles não tem á opção de marcar suas férias e sim de receber férias quando á empresa determina quando vão tirar férias .Fiz minha inscrição p/ Garopaba achando como já é ‘ Baixa temporada ‘ não haveria problema algum e espero que eu continue com minha inscrição valida .
    Pois se eu perder esse período de férias será muito frustante pois nos todos perderemos nossas férias que já está programada com minha inscrição feita com antecedência .

Deixe seu comentário

Veja também