Início > Notícias > Uma história de vida
Uma história de vida

A morada: a realização do sonho e o reconhecimento social
Não se muda só de casa, muda-se de vida. “A Casa da Gente”

Com 68 anos, Santa Ilce da Silva, nascida na cidade de Uruguaiana, aposentada e associada da ASSUFRGS desde a época da ABISSURFGS, relata um pouco da realização do sonho da aquisição da sua própria casa.

Moradora há 12 anos da cidade de Osório, aposentou-se em 2003, viúva aos 31 anos, passou por muitos problemas ficou com depressão devido a impossibilidade de pagar aluguel, com a aposentadoria baixa que recebia. Santa Ilce pediu ao pastor da sua Igreja para morar em troca da limpeza seu pedido foi atendido. Nesse período Ilce da Silva inscreveu-se no Programa Moradia Legal, da Secretaria de Habitação, da Prefeitura de Osório.

Dona Santinha, emocionada, conta que trabalha voluntariamente no Conselho Municipal das Mulheres de Osório, há 03 anos, e hoje está realizada, ela afirma que “não se muda só de casa, muda-se de vida”, conforme diz o Livro elaborado pela Secretaria.

Em março de 2011, Santa foi contemplada pelo Programa Moradia Legal a CASA DA GENTE, ela agradece a Deus e finaliza dizendo que sua vida hoje, é uma benção, e agradece a Secretaria que publicou um livro com o título “Não se muda só de casa, muda-se de vida. A Casa da Gente” o livro conta com as mais diversas histórias dos moradores daquela localidade e explica o objetivo e forma de inscrição no projeto.

 Leia trechos extraídos do livro:

 “Para que se possa compreender o “fazer de uma profissão, que tem seu projeto de formação profissional embasado nas lutas sociais e na capacidade dos agentes históricos de construírem novos padrões de sociabilidade para a vida social, é importante que se conheça alguns conceitos presentes em seu cotidiano e como estes passam pelas políticas públicas” – Laura Coimbra de Oliveira, é assistente da Secretaria Municipal de Habitação.

 “Mudar é o que fazemos todos os dias, mudamos de humor, de roupa, de sonhos, e ambientes. A vida é um contínuo processo de mudanças, e sempre será preciso nos adaptarmos a ela. Mas a mudança de vida começa quando traçamos metas e objetivos, em qualquer nível, pessoal ou profissional”. – Sabrina Trindade da Rosa, é psicóloga.

 “No momento em que somos impulsionados por um desejo de melhoria da nossa qualidade de vida e partimos para ações que possibilitem a satisfação deste desejo, nos deparamos com uma gama de pessoas responsáveis por suas competências profissionais, e desejosas por suas competências pessoais a nos auxiliar no direcionamento para a concretização deste sonho”. - Competência e Sensibilidade Solidária: Educando para a Esperança, Vozes, 2001.

 

Da Assessoria de Imprensa – Jornalista Raquel Carlucho

Um comentário para "Uma história de vida"

  1. Eugenio, OFS janeiro 18th, 2012 10:54 am Responder

    OFF TOPIC

    À administração do site:
    Em outros blogs/sites é possivel
    ativar o envio automático por email
    de novos comentários.

    Poderiam providenciar o mesmo para nosso site?

Deixe seu comentário

Veja também