Assembleia Geral da ASSUFRGS elege delegados para a Plenária Nacional da Fasubra que ocorre em 25 e 26 de abril
A ASSUFRGS Sindicato realizou na tarde do dia 24 de abril, Assembleia Geral da categoria com pauta única para eleição de Delegados do Sindicato na Plenária Nacional da Fasubra, que ocorre virtualmente, nos dias 25 e 26 de abril. A assembleia aconteceu no Anfiteatro da Faculdade de Farmácia da UFRGS e contou com os coordenadores Maristela Piedade e Ricardo Souza no comando da mesa.
Informes Gerais
Maristela informou aos presentes sobre os pontos do Acordo de Greve 2024 que seguem sem efetivação, apesar de constar na prévia do contracheque o reajuste de 9%, com os valores retroativos a 01º de janeiro. Segundo ela, ainda falta o ajuste dos demais pontos que constavam na MP publicada no final do ano: mérito por 12 meses e aceleração por capacitação, por exemplo. Foi ressaltado que as 30 horas para todas e todos é um debate central para a categoria e que será necessária mobilização.
Ricardo informou sobre a greve dos trabalhadores do Zaffari que está sendo chamada para o dia 01º de maio e a importância da ASSUFRGS estar solidária a este movimento. A representante sindical, Marisane Odorizi, destacou que muitos colegas aposentados e pensionistas têm relatado que não tiveram em suas prévias do contracheque o reajuste salarial e que esse problema deverá ser ponto de debate na Plenária da federação. José Luís Rockenbach (Neco) concordou com os colegas e também ressaltou que o IV Conassufrgs, realizado na semana passada, foi exitoso em seu objetivo. Maria Antonieta Xavier destacou a importância da pauta das 30 horas, que não tem relação com gasto orçamentário, sendo apenas falta de vontade política do governo federal. Outro tema pontuado por ela foi a questão da paridade.
Tirada de delegados para a plenária virtual da Fasubra Sindical dias 25 e 26 de abril de 2025
A Assembleia Geral da ASSUFRGS aprovou que os delegados do sindicato levarão o debate do reposicionamento dos aposentados; a necessidade de pressionar para que no RSC englobe toda categoria; e reafirmar manutenção do Estado de Greve. Também será defendido que seja realizado o “Encontro Nacional da FASUBRA” sobre o tema das 30 horas. Que seja um encontro presencial para pressionar em Brasília para a garantia deste ponto, conforme está no acordo de greve. Cabe ao MGI realizar um estudo de viabilidade. Também foi aprovado que a delegação leve à Plenária o tema da paridade nas eleições para Reitorias das IFE, com a necessidade de mudança da lei, não apenas nos Conselhos Universitários.
Delegação da ASSUFRGS na Plenária Nacional da Fasubra (25 e 26 de abril):
– Delegada indicada pela Coordenação/direção: Maristela Cabral da Silva Piedade – Suplente: Ricardo de Souza Araujo;
– Delegada: Geni dos Santos Maria – Suplente: Lais Camisolão;
– Delegado: Rodrigo Boni Ribeiro – Suplente: Éder Luís da Silva Rodrigues.