Indígenas da UFRGS realizam foto coletiva
Nesta quinta-feira, 24, pela manhã, ocorreu a foto coletiva dos indígenas da UFRGS. O grupo se reuniu em frente à chama da Universidade, no Campus Centro, para dar visibilidade à presença indígena na instituição. A foto contribui para chamar atenção para as pautas do coletivo no contexto da Universidade.
A UFRGS mantém o ingresso específico para estudantes indígenas, ofertando, anualmente, 20 vagas adicionais para ingresso nos cursos de graduação. No âmbito da pós-graduação, os indígenas são um dos públicos abrigados nas Ações Afirmativas, que reserva 30% das vagas nos cursos de mestrado e doutorado, assim como nas especializações e residências.
Antes da foto, o grupo de indígenas percorreu o Campus da UFRGS, partindo da Faculdade de Arquitetura, onde ocorreu a palestra “Educação e povos indígenas no Brasil: desafios históricos e perspectivas de futuro”, com os professores Gersem Baniwa (UnB) e Rosani Kamury kaingang (UFRGS).
Abril indígena
Neste 2025, a UFRGS realiza o Abril Indígena Intercultural, com ampla programação voltada às temáticas que afetam os povos indígenas atualmente e sua presença na Universidade. As atividades terão continuidade amanhã, 25, a partir das 8h, com mesas-redondas no Auditório 1 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), na Rua Ramiro Barcelos, 2.705 – Campus Saúde. A mesa 1 terá como tema “Luta do território para o chão da universidade”; a mesa 2 debate “Vozes indígenas: lutas por educação e a importância da representatividade nas universidades”. Após a pausa para o almoço, a mesa 3 discute “Programas e projetos de extensão, PETs e pesquisa”; e, na sequência, ocorre a atividade interativa “Jogos com comunidades da região”. À noite, os participantes poderão desfrutar do show cultural com Jeguaka Mirim da Silva (Owerá), rapper indígena guarani mbyá.
Fonte: UFRGS
Foto: Rochele Zandavalli/ UFRGS