Notícia

ASSUFRGS e CIS reúnem com Administração Central da UFRGS

Direito à participação nas atividades sindicais

Em reunião realizada nesta quinta-feira (22), a ASSUFRGS e CIS reivindicaram posicionamente da Reitoria da UFRGS sobre a liberação para as atividades sindicais, inclusive para as paralisações, como as que ocorrem nestes dias 21, 22 e 23 de maio, pelo cumprimento integral do acordo de greve, firmado com o governo federal em 2024, mas com pontos pendentes de implementação, como 30h, reposicionamento dos aposentados, racionalização dos cargos, entre outros.

Estiveram presentes, pela Coordenação da ASSUFRGS, Morgana de Marco e André Telles; pela CIS, Rui Muniz e Rafael Berbigier; pela Administração Central, Arthur Bloise e Maria Luiza Saraiva Pereira. Destacou-se que a presença da CIS se deu em virtude de as paralisações serem justamente convocadas para cumprimento de acordo de greve que afeta o PCCTAE.

ASSUFRGS e CIS, ao informem que estão ocorrendo problemas em algumas Unidades da UFRGS, as quais estão exigindo compensação de horas para a participação de técnicos administrativos em educação nessas atividades, demandaram posicionamento da Administração Central da UFRGS. Foi apontado que a compensação que consta no acordo de greve é compensação de trabalho represado, caso haja, como historicamente ocorre na UFRGS.

A representação da Reitoria comprometeu-se com a liberdade sindical dos técnicos, garantindo que atuará “in loco” onde estiverem ocorrendo problemas, apontando que não aceitarão quaisquer tipos de punição aos técnicos que participarem das atividades sindicais.

Aceleração por capacitação

ASSUFRGS e CIS também questionaram se a aceleração por capacitação, que será implementada pela UFRGS no contracheque do mês de junho, como informado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, também abarcará aposentados, consoante previsão no Acordo de Greve. A administração central comunicou que avaliará o assunto e levará o debate na próxima reunião do FORGEPE, que ocorrerá semana que vem.

Estágio Probatório

Foi informado pela Administração Central que estará sendo publicada, em seguida, nova portaria sobre estágio probatório, em virtude de cumprimento de prazos. ASSUFRGS e CIS destacaram a importância de serem chamadas previamente para esse debate. A representação da Reitoria comprometeu-se a dialogar sobre a portaria e, se for necessário, realizar ajustes na nova normativa após sua publicação.