Notícia

Agradecimentos Caravana Assufrgs

Eu, Laís Camisolão, e Gilson Santos, coordenadores da ASSUFRGS e desta caravana, agradecemos a cada sócio — aposentado, pensionista e ativo — que saiu de sua zona de conforto para lutar, em meio a esta difícil conjuntura enfrentada pelos servidores públicos federais das IFES.
Percebemos que o governo mantém a mesma postura de descaso: o não cumprimento do acordo de greve firmado em 2024. Concedeu 9% de reajuste um ano depois, mas o restante das reivindicações permanece estagnado. Viemos até Brasília para exigir que esse acordo seja cumprido. O governo se comprometeu com a valorização da educação pública e dos servidores, o que, infelizmente, não está sendo colocado em prática.
Diante disso, só nos resta fazer o que sempre fizemos: lutar para que nossos direitos sejam respeitados. Cada linha de avanço em nossos contracheques é fruto de muita luta. Enfrentamos situações difíceis: bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta lançados contra os servidores, noites dormidas no chão, em barracas — tudo isso para garantir o que nos é de direito.
É com essa consciência de luta que, mais uma vez, enfrentamos mais de 36 horas de viagem de ônibus — só na ida —, acumulando atividades, afastando-nos de nossas famílias, para mais uma vez reivindicar nossos direitos. Infelizmente, o governo não atendeu às demandas da categoria, ainda assim, não saímos derrotados, pois, como sempre, fizemos a nossa parte.
Agora, cabe ao governo repensar sua posição. Continuaremos lutando, sempre.
Laís e Gilson, em nome da coordenação do sindicato, agradecem aos funcionários e estagiários da ASSUFRGS, aos inúmeros organizadores — especialmente às coordenadoras Morgana de Matos, que esteve em comunicação constante conosco, e Maristela, que nos recebeu em Brasília. Também agradecemos à FASUBRA.
Muito obrigada a todos esses companheiros e companheiras de luta, que foram essenciais neste delicado momento de diálogo com o governo.
É muito especial viver esse momento de luta, juntando a experiência raiz dos colegas mais antigos — que estiveram à frente de grandes movimentos — com a energia da galera que entrou nos últimos concursos e já está se engajando com muita consciência de classe.
É isso, pessoal! Somando forças, aprendendo uns com os outros e fazendo nossas lutas ficarem cada vez mais fortes.
A ASSUFRGS agradece de coração. Até a próxima!

Nilda Tarabini.
Joana de Oliveira.
Yulli.
Maria L. da Silva.
Salete Wiggers.
Marco A. da Silva.
Ricardo Silveira.
Sirlete Graoski.
Maria de L. Ambrósio.
Marco A. Ramos.
Ladir M. de Ávila.
Vilmar Gonçalves.
João R. Moraes
Antonio C. de Filgueira e a coordenadora Maria L. Ramos( Key)