Notícia

ASSUFRGS exige respeito a quem luta por uma universidade pública e condições dignas de trabalho

A ASSUFRGS reafirma seu compromisso com a defesa intransigente da universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e democrática — construída diariamente por trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação, que hoje seguem mobilizados em luta por condições dignas de trabalho e salário.

É inadmissível que, enquanto seguimos firmes na defesa do serviço público e na cobrança pelo cumprimento integral do acordo de greve, algumas direções e chefias de unidades adotem posturas autoritárias e persecutórias contra colegas que participam de atividades sindicais legítimas.

A compensação deve ocorrer por meio do trabalho represado, se houver, de acordo com o que foi definido no acordo de greve — cuja execução integral é pauta central neste momento.

Não aceitaremos qualquer tentativa de deslegitimar o direito à organização sindical nem de impor constrangimentos a quem está na linha de frente da defesa da universidade. Onde houver perseguição, estaremos presentes, atuando diretamente nas unidades e exigindo o respeito aos direitos conquistados.

Seguimos alertas, unidos e mobilizados por uma universidade pública forte, justa e democrática para todas, todos e todes.