Educação precisa de mais profissionais qualificados, avalia presidente da CNTE

As discussões ocorridas durante os três dias do 30º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação mostraram a necessidade cada vez mais premente da educação brasileira contar com profissionais qualificados.

A avaliação é da presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Vieira.

“Há sérios problemas em todo o país a respeito da aprendizagem, que foram comprovados por meio de pesquisas e estudos”.

Para Juçara Vieira, diante dessa realidade é necessário que os profissionais em educação dêem uma resposta à sociedade brasileira, o que torna imprescindível a melhoria da formação e da qualificação de todos os envolvidos no processo.

Ela adiantou que no próximo mês de março terá início uma série de mobilizações para mostrar a todos a necessidade do piso salarial para a educação.

“Será uma jornada de dois dias, quando de norte a sul do país, nós estaremos fazendo paralisações, mobilizações e assembléias em torno do projeto de piso salarial que está no Congresso Nacional”, adiantou.

A necessidade de mais concursos públicos, da democratização da gestão das unidades de ensino, do piso salarial e da valorização dos profissionais das escolas foram também temas relevantes discutidos no congresso, informou. Também foram levantadas outras questões importantes para a categoria, afirmou Juçara.

“Bandeiras como a valorização das mulheres, a valorização do gênero, o combate ao trabalho infantil, por que a CNTE trata prioritariamente da educação, mas não exclusivamente”, explicou.

Juçara informou também que foi aprovada durante o congresso a criação no âmbito da confederação de uma secretaria de saúde. “Percebemos um número grande de problemas de saúde, de saúde mental inclusive, entre os profissionais da educação”, disse.

Fonte: Agência Brasil