Lançamento do Programa “Universidade Pública – Tô dentro”

O auditório da Faculdade de Direito, foi palco de mais uma grande atividade de estudantes do ensino médio de escolas públicas e do Movimento Contestação que lançaram no dia 26 de março, o programa “Universidade Pública, Tô Dentro!”.

 Participaram do lançamento do Programa Universidade Pública – Tô Dentro – estudantes das escolas: Júlio de Castilhos (Julinho), Inácio, Protásio Alves e Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior (Caju), além do professor da Faculdade de Educação, Juca Gil, a representante das Ações Afirmativas, Marlise Paes, Rejane Aretz, do movimento Contestação, representando o Ministério Público, Miguel Velasques, o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Ângelo Ronaldo e a representante do reitor, Carlos Alexandre, Luciene Simões.

 A representante do Movimento Contestação, Rejane Aretz, abordou que “as Ações Afirmativas, com as cotas Sociais e Étnicas, são uma conquista histórica do movimento social, negro e estudantil, hoje foi dado um passo importante no RS pela divulgação desse direito já conquistado porém ainda sem conhecimento de seus verdadeiros beneficiários”.

 O objetivo do Programa é promover atividades diretamente nas escolas para incentivar estudantes oriundos da rede pública a ingressarem nas universidades pela reserva de vaga. Os integrantes do projeto percorrem as instituições, dialogam com as direções escolares, e mantêm ações diretas com os alunos, de modo a incentivá-los a procurar uma oportunidade nas universidades públicas.

 O programa “Universidade Pública, Tô Dentro!”, existe na prática desde 2010 como atividade do Movimento Contestação,e agora passa a ser apoiado institucionalmente pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que contribuiu com todo o material de apoio distribuído na atividade além de passar a partir de agora recursos para custear bolsas, transportes e material de divulgação.

[nggallery id=364]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *