Assufrgs elabora carta aberta a sociedade

Os servidores técnico-administrativos das Universidades Federais de todo o Brasil, vem a público informar a sociedade e apresentar os motivos pelos quais iniciaram o ano de 2014 com uma luta para conquistar valorização de suas atividades profissionais. Diante do descaso do governo Dilma em promover melhorias nos serviços públicos prestados à população, em especial nas áreas da saúde, educação e transporte público de qualidade, com isso causado efeitos diretos na vida de toda a sociedade, que sente na pele a falta de investimentos nas diversas áreas, deflagramos GREVE a partir de 17 de março de 2014.

No final do ano passado, ao aprovar a proposta orçamentária para 2014, o governo Dilma deixou claras suas prioridades e a intenção de não investir na valorização do serviço público. O orçamento não prevê valores para novas reposições salariais, exceto a segunda parcela do reajuste anual de 5% concedido em 2012, insuficiente sequer para cobrir a inflação do período. Contudo, o governo destina 42% do orçamento, ou seja, mais de 1 trilhão de reais, ao pagamento de juros e amortizações da dívida pública, beneficiando, mais uma vez, as famílias mais ricas do Brasil.

Segundo dados da Auditoria Cidadã da Dívida, essa quantia corresponde a dez vezes o valor previsto para a saúde, doze vezes o valor previsto para a educação e é quatro vezes superior ao valor previsto para todos os servidores federais (ativos e aposentados). Enquanto bilhões são torrados em juros da dívida para atender exigências dos banqueiros, o serviço público segue precarizado, atingido pela crescente terceirização e cortes de investimentos. Não há serviço público de qualidade sem valorização dos servidores.

Diante disso, exigimos do governo federal:
• Cumprimento integral do acordo de 2012
• Melhoria no piso salarial, atualmente em R$ l.141,20
• Redução da jornada de trabalho semanal para 30 horas
• Data-base para recomposição anual de salários

A falta de uma política salarial nos obriga a fazer greve quase anualmente para exigir um direito constitucional. É necessária uma imediata valorização do servidor público e ampliação dos serviços prestados a população. Somente assim teremos serviços públicos abrangentes, justos e qualificados.

Valorizar o servidor público e valorizar o serviço! Educação pública gratuita e de qualidade para todos!

Comando Local de Greve da ASSUFRGS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *