Os Técnicos Administrativos do IFCH esclarecem à Comunidade Universitária que:

Os Técnicos Administrativos do IFCH esclarecem à Comunidade Universitária que:

                                     

A reinauguração da Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades é em grande parte fruto do trabalho dedicado dos técnicos administrativos da UFRGS, que por um longo período se esforçaram para manter o atendimento da biblioteca em um espaço adaptado, enquanto as obras de reforma do atual prédio estavam em andamento.

 

Além do esforço em manter o atendimento à comunidade universitária, os técnicos da Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades, em conjunto com bolsistas, também trabalharam muito na recuperação dos livros danificados. O trabalho desenvolvido nesta Biblioteca, bem como o conjunto das atividades da Universidade somente são concebíveis a partir do funcionamento ininterrupto das atividades dos técnicos administrativos, uma vez que a comunidade universitária necessita de serviços funcionando em horários especiais, como nos intervalos para refeições e no período noturno.

Na Biblioteca, bem como no IFCH, a jornada flexibilizada propicia a disponibilidade das equipes para melhor atender as demandas da instituição, como o recebimento de fornecedores antes/depois do horário de expediente tradicional, para garantir carga e descargas tranquilas e sem prejudicar o funcionamento da Universidade; acompanhar atividades como montagens de equipamento/mobiliário e instalações em fins de semana para agilizar as demandas dos setores.

As atividades diferenciadas (que podem prejudicar o trabalhador), por serem distribuídas em turnos menores tendem a impactar menos a saúde da equipe e consequentemente reduzir a probabilidade de licenças: trabalhar em ambientes muito frios (contêiner refrigerado), com algum risco de contaminação (biblioteca logo após o alagamento, sala de secagem das obras atingidas pelo mofo e fungos), com muito pó (biblioteca logo após a reforma) realizar esforço físico (carregar e deslocar caixas com 20 a 30 kg em períodos sem contrato de carregadores) ou atividades de esforço repetitivo (retirada do material de caixas e organização na estante).

Durante todo este período contamos com a compreensão da comunidade universitária, que foi solidária com os técnicos e entendeu a necessidade de oferecermos um acervo reduzido. Não obstante, mantivemos o atendimento ao público em três turnos, objetivando minimizar os transtornos decorrentes dessa situação atípica, tendo sido fundamental, para tanto, a flexibilização da jornada de trabalho.

Neste momento, a Reitoria precisa ter sensibilidade e compreender que a jornada de trabalho de 30h semanais dos técnico-administrativos precisa ser regulamentada o mais breve possível, pois é somente com a flexibilização que podemos manter o adequado atendimento à comunidade.

 

Somente com a jornada flexibilizada de 30 horas semanais é possível que os técnicos administrativos ofereçam suporte adequado às atividades de ensino, pesquisa e extensão em três turnos, conforme a comunidade universitária necessita.

Técnicos Administrativos do IFCH

Reinauguração da biblioteca do IFCH, nesta quinta (12).

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *