Reitor da Ufrgs recebeu a Assufrgs para tratar do Plano de Carreira e Saúde

As coordenadoras da Assufrgs Bernadete Menezes, Geral, Roseli Baldasso, Jurídico, e Márcia Regina Tavares, Saúde, representaram a entidade em uma audiência com o reitor da Ufrgs, José Carlos Ferraz Hennemann, na tarde de sexta-feira, dia 10 de novembro. A reunião tratou do Plano de Carreira e resoluções do I Encontro de Saúde da Assufrgs.

Quanto ao Plano de Carreira, a coordenadora Roseli informou como está o processo de construção desta terceira fase do plano e sobre o trabalho da comissão entre Administração, Assufrgs e CIS. Também falou do Seminário Geral do PDI-TAs, onde será homologada a proposta a ser encaminhada no Consun e feita a apresentação da proposta do Programa de Capacitação. Diante disto, a representação da Assufrgs solicitou à Administração que fortalecesse a convocação do Seminário para os Diretores e Chefes. O reitor prontamente disse para ser incluído a convocação do Seminário na página da Ufrgs e solicitou o encaminhamento de comunicação a todos os diretores e chefias no sentido da participação dos mesmos no Seminário.

Encontro de Saúde

Quanto às resoluções do I Encontro de Saúde da Assufrgs, a coordenadora de Saúde, Márcia Tavares fez a entrega dos cadernos com o relatório final do I Encontro com as resoluções para o reitor, a pró-reitora de Recursos Humanos, Maria Adélia, e o prof. Mello. Márcia expôs as reivindicações centrais da categoria perante a administração. Levantou ainda a importância do debate sobre nosso Plano de Saúde, que até agora não saiu do papel. Lembrou que nossa Federação, a Fasubra, já havia enviado ofício ao relator do orçamento, onde, entre outras coisas, cobrava nosso plano de saúde, já que nós das universidades somos um dos poucos setores que não temos direito ao plano de saúde dos servidores federais.

A coordenadoa Berna levantou ainda que alguns problemas poderiam ser resolvidos dentro da Universidade, como a questão dos ambulatórios, exames de rotina uma vez por ano e a questão do ambiente e segurança do trabalhador. E que umas das soluções apontadas pelo Encontro da Assufrgs era fixar um percentual de 1% a 2%, específicos para a saúde, dentro do fundo estipulado em 10% sobre os projetos.

A posição do reitor foi de muita preocupação quanto a este tema e apontou encaminhamento muito positivo para nós servidores. 1. Informou que até o meio do ano de 2007 estará sendo entregue o novo ambulatório do campus do Vale. O atendimento será realizado por um médico durante todo o dia; 2. Convidou a Assufrgs a fazer parte de uma comissão para discutir os problemas de saúde e segurança junto com a PRORH e Dacom. Também propôs nossa participação acompanhando um projeto pioneiro com atendimento e diagnóstico de técnicos, alunos e professores. Por último, solicitou da Assufrgs um projeto hierarquizando as prioridades quanto às soluções sobre o tema saúde e segurança