CUT-RS lança nota pela valorização dos servidores públicos

A Central Única dos Trabalhadores repudia a criação de 600 cargos comissionados no governo federal e o reajuste concedido pelo governo, através de medida provisória, da remuneração de 21.563 servidores da administração pública direta, de autarquias e fundações ue ocupam cargos comissionados. Os reajustes variam de 30,57% a 139,75%.

Ao ver esta notícia publicada nas capas dos principais jornais do país, a CUT/RS se surpreende com esta atitude governamental, que evidencia as incoerências expostas no trato com os trabalhadores concursados do serviço público. Enquanto os servidores públicos estão em greve e não conseguem obter direito à negociação coletiva, o governo concede um reajuste de até 130% aos CCs.

Para a CUT/RS, é responsabilidade do Poder Executivo encontrar a melhor forma de gerir a administração pública, ampliando os canais de diálogo, negociação e construindo políticas que busquem a qualificação dos serviços e dos servidores públicos.

A Central Única dos Trabalhadores defende a qualificação e profissionalização dos serviços e servidores públicos e, por isso, propõe a criação de concurso público, seguida de nomeação imediata com ênfase na implantação de planos de carreira com isonomia salarial; negociação coletiva no serviço público; garantia do ingresso através de concurso público e redução dos CCs.

A CUT/RS quer um Estado democrático e indutor do desenvolvimento. O desenvolvimento que os trabalhadores querem para o Rio Grande do Sul e para o Brasil estimula a qualificação dos serviços e servidores públicos. O serviço público de qualidade como um dever do Estado e um direito de todos os cidadãos.

No sentido de avançar na luta pela manutenção e avanços nas conquistas dos servidores públicos no dia 02 de julho, a CUT/RS, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal e Legislação Participativa, realizará Audiência Pública sobre o Serviço Público Federal cujo objetivo é tratar da seguinte pauta: Projeto de Lei Complementar/PLP 01/2007 e Negociação Coletiva no Serviço Público.

A atividade acontecerá no Plenarinho da Assembléia Legislativa do RS, no 3ºandar. Contamos com a ampla participação dos trabalhadores e trabalhadores da iniciativa privada e do setor público para juntos fortalecermos a luta em defesa dos servidores e do serviço público de qualidade.

Direção Executiva da CUT/RS