Campanha “O Morro é nosso” chamou a atenção do público na Redenção

A faixa e o banner com a foto aérea do Morro Santa Teresa gerou curiosidade e motivou a adesão de aproximadamente 500 pessoas ao Abaixo Assinado que deu visibilidade à campanha “O Morro é nosso”.

A tenda montada próxima à Feira do Bric da Redenção, neste sábado (8), protestou contra a tramitação em regime de urgência do PL 388 na Assembleia Legislativa. Isso significa que ele poderá ser votado no início de junho, senão tranca a pauta de votação da AL.

“A constatação das cerca de quatro horas de diálogo com o público é de que a sociedade desconhece a intenção de vender o Morro Santa Teresa que tramita na Assembleia Legislativa. Mais uma vez denunciamos que não existe um projeto para a Fase. Também alertamos sobre a necessidade de regularização fundiária das vilas que ocupam o terreno”, disse Antenor Pacheco, diretor do Semapi.

“Eu não sabia que queriam fazer uma barbaridade dessas”, disse a aposentada Judith Maria. Além de cartazes e adesivos, diversos cidadãos levaram cópias do Abaixo Assinado.

A campanha defende a permanência da área para todos gaúchos. É um cartão postal que está sendo negociado. Além disso, mesmo com as mudanças apresentadas, o projeto segue sendo apenas para a venda da área. Não tem nenhuma garantia de que as medidas sócioeducativas serão executadas com a qualidade prometida apenas em discursos.

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, existe a preocupação de que a vista do Morro Santa Teresa seja o verdadeiro pano de fundo para tanta pressa em aprovar o projeto.

Fonte: Daniel Hammes/ Engenho Comunicação & Arte.