Flexibilização: UFF oficializa 30horas para todos os servidores da universidade

Enquanto na UFRGS seguimos lentamente avançado em apenas algumas unidades a flexibilização, muito em parte pelo ótimo trabalho desenvolvido pela Comflex (confira aqui o diário da comissão), outras universidades do país avançam de maneira significativa e mais democrática na flexibilização da jornada de trabalho.

A Universidade Federal Fluminense (UFF), através de seu Boletim de Serviço, publicou de forma oficial (078-3/5) a ata contendo a Minuta que regulamenta a jornada de 30 horas semanais, aprovada pela comissão paritária. O documento fundamenta a aplicação das 30 horas e confirma a Portaria assinada pelo reitor no final de 2016, que garante esse direito a todos os servidores da UFF e formou a comissão.

A publicação da ata com a Minuta é uma vitória dos servidores da UFF e resultado de uma longa luta que teve como ápice a greve de 2016, fruto da intensa e exitosa mobilização da categoria e resultou no acordo de greve que formalizou as 30 horas para toda a categoria na UFF. Contudo, não devemos nos desarmar jamais. A luta para defender as 30 horas é permanente.

Os ataques do governo não cessarão e este seguirá utilizando os órgãos de controle para tentar deslegitimar nossos direitos. Infelizmente, os órgãos de controle, que deveriam combater o mau uso do dinheiro público, são usados para atacar conquistas trabalhistas e salariais. A categoria deve seguir atenta, mobilizada, participando das assembleias e cobrando compromisso da reitoria. O SINTUFF afirma que levou esse debate ao XXIII CONFASUBRA para que mais universidades conquistem as 30 horas, pois essa é uma pauta nacional da categoria. Parabéns aos colegas pela conquista!

Com informações do SINTUFF