10 de agosto é o “Dia do Basta”!

Para dar um basta aos desmandos provocados pelo ilegítimo governo de Temer, as centrais sindicais, sindicatos e federações, incluindo a Fasubra, convocam o “Dia do Basta”, no próximo 10 de agosto, com paralisações por todo País.

O objetivo do dia nacional de lutas é avançar contra as ações que buscam retomar e ampliar os patamares de lucros do setor financeiro através do desemprego, congelamento dos salários, sucateamento dos serviços públicos, piora nas condições de trabalho do conjunto da classe trabalhadora, entre outros ataques.

Uma grande manifestação na Avenida Paulista, em frente à Fiesp, está prevista para ocorrer a partir das 10h, com participação de várias categorias de trabalhadoras e trabalhadores e de movimentos sociais. Em Porto Alegre as atividades devem iniciar às 08h em uma concentração em frente à Fecomércio, na Avenida Alberto Bins, próximo ao Viaduto da Conceição, após, às 09h, caminhada até o Palácio Piratini. às 10h os trabalhadores devem seguir até o TRT na Praia de Belas em participação às 11h em ato em defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Sociais.

“Na contramão do interesse público, o que Temer promoveu nos últimos anos foi o aceleramento e aprofundamento de medidas neoliberais como o ajuste fiscal. A ponte para o passado de Temer é responsável, assim, pela aceleração e intensificação do processo de retirada dos direitos dos trabalhadores; pela ampliação do fluxo de capitais da nossa riqueza para o sistema financeiro internacional; pela consolidação do domínio econômico, político, cultural e da propriedade intelectual norte-americana sobre a América Latina; pelo arrocho salarial; pelo aprofundamento da privatização do Estado brasileiro; enfim, o governo Temer é responsável pela implementação de um programa efetivo de mudanças neoliberais, com prazos e caminhos, que preserva os interesses dominantes, em detrimento das trabalhadoras e dos trabalhadores.” afirma João Elter Borges Miranda, professor de história formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e militante da Frente Povo Sem Medo e Intersindical.

Em resultado, vemos altos índices de rejeição; destruição de direitos trabalhistas; flagrantes de corrupção; aumento de impostos; congelamento dos investimentos sociais por duas décadas; deturpação da educação; crise econômica. Em termos práticos, isso significa que o preço da passagem de ônibus subiu, a gasolina, gás, diesel e cesta básica também. Temer concentrou ainda mais a renda, aumentou a mortalidade infantil, fez o brasileiro voltar a cozinhar no fogão a lenha, aumentou o número de desempregados e não passa um dia sem ser novamente alvo de denúncias.

Em nota a Direção Nacional da Fasubra orienta “a participação das entidades de base no “Dia do Basta!”, que ocorrerá no próximo dia 10 de agosto, com paralisações onde for possível, em conjunto com demais categorias do serviço público, com as categorias da iniciativa privada e com os movimentos sociais. Vale ressaltar que os eixos desta ação são a luta contra o desemprego e contra as privatizações, a defesa da aposentadoria (contra a reforma da previdência) e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores e o repúdio aos preços abusivos dos combustíveis”.

10 de agosto é o dia do basta! É dia de defender o emprego, a aposentadoria e um modelo econômico que beneficie a imensa maioria do povo brasileiro!

Com informações de Pragmatismo Político e Fasubra Sindical.

Foto em destaque: Ato da greve geral de 30 de junho de 2017, em Porto Alegre | Crédito: Guilherme Santos/Sul21