UFCSPA: representantes da CIS e da Assufrgs deixam a Comissão de Avaliação das Instruções Normativas

As servidoras Andréia Carolina Duarte Duprat (representante sindical) e Maria Cláudia Moraes Leite (CIS) se retiraram da Comissão de Avaliação das Instruções Normativas formada por indicação do CONSUN da UFCSPA.

Conforme o relato de Andréia Duprat, mesmo que o CONSUN não tenha designado vagas para a Assufrgs e para a CIS na Comissão, na primeira reunião,  os integrantes entraram em acordo sobre o fato de que a Andréia estaria ali por ser representante sindical e a Cláudia, por ser da CIS, ou seja, na condição de representantes da categoria.

No dia 14 de maio, a Pró-reitora Ana Vasques, pela PROGESP e pela gestão, participou da reunião da Comissão e afirmou que os integrantes da Comissão não tinham o papel de representar os técnicos, e sim fazer uma tarefa para a PROGESP, e vetou a realização de reuniões de debate sobre o tema com todos os técnicos que já estavam planejadas e acordadas no grupo, alegando que a Comissão não tinha autonomia para fazer isso.

Devido a essa intervenção nas decisões da Comissão e percebendo que não poderiam, de fato, exercer uma representatividade efetiva, as servidoras deliberaram pela saída. Na reunião do CONSUN de 6 de junho, a conselheira Andréia Duprat relatou essa situação e leu a declaração da exposição de motivos da saída da Comissão. A reitora Lucia Pellanda disse que houve um problema de comunicação e que a Comissão formada pelo CONSUN não tinha um caráter de representação, porém, afirmou que a CIS e os sindicatos tem autonomia e independência.

Em função disso, é fundamental que os técnicos da UFCSPA se apropriem e debatam sobre as instruções normativas em outras instâncias a fim de que possam se organizar e reagir contras os retrocessos.