PROGESP/UFRGS usa figura da morte para assediar técnicos com interligação do login

Basta de Assédio Moral na UFRGS! Nosso trabalho não é brincadeira!

Na manhã desta quarta-feira (28) a PROGESP apresentou aos Técnico-Administrativos em Educação do ICBS como funcionará a interligação do login com a frequência. Para espanto dos trabalhadores que acompanharam o encontro, a apresentação foi realizada através de um power point com ilustrações e efeitos sonoros assediadores.

Um dos exemplos que deixam claro o tom assediador da apresentação estava no slide que explicou como funcionará o corte de salário dos técnicos, após a interligação dos sistemas de login e frequência. Para ilustrar os cortes de salários a PROGESP utilizou uma montagem de clip-arts, onde a morte (figura de capuz preto e foice na mão) está subjugando trabalhadores. No ponto que tratava sobre as novas regras do horário de almoço, a ilustração apresentada era de um servidor com uma expressão de angústia. O tom da apresentação foi de extremo deboche. Além das imagens assediadoras, o início da apresentação, por exemplo, utilizava a trilha sonora da Fox Filmes, vinheta clássica dos cinemas.

A Assufrgs Sindicato está indignada com a gestão da UFRGS, que tenta “fazer graça” com um assunto grave como este e que vem causando aos trabalhadores da universidade inúmeras dúvidas, críticas e preocupações. A interligação do login vem para automatizar o desconto de salários dos servidores, o que não deve ser motivo de chacota! Ainda mais quando lembramos que o processo de instituição do ponto eletrônico foi imposto pela reitoria, sem negociação com a categoria. Exigimos que a administração tenha uma postura mais profissional referente a um assunto tão sério como este e que muda as relações de trabalho e o dia-a-dia dos servidores da universidade.

O sindicado demanda que a Reitoria atenda o pleito da Assufrgs, apoiado pelos conselheiros do CONSUN, e que estabeleça negociação efetiva sobre as demandas da categoria, visando restabelecer condições de trabalho adequadas.