Reitoria da UFRGS convoca terceirizados ao trabalho no pior momento da pandemia

Trabalhadores terceirizados da UFRGS foram surpreendidos com uma mensagem enviada hoje (30/06), via WhatsApp, com a convocação para que todos retornem ao trabalho em dois dias (02/07). A mensagem causa espanto e revolta, pois chega no auge da pandemia, quando Porto Alegre está com a bandeira vermelha e com altíssima ocupação dos leitos de UTI para Covid-19.

Além disso, a UFRGS segue com as atividades presenciais suspensas até pelo menos 31 de julho, portanto não há nenhuma justificativa para este retorno. A ASSUFRGS repudia esta atitude autoritária e irresponsável da Reitoria, encaminhada por meio da Gerte (Gerência de Serviços Terceirizados), que sequer passou pelas direções das Unidades onde esses trabalhadores estão lotados.

TODAS AS VIDAS IMPORTAM! Não é o momento de retorno às atividades presenciais, o momento é de preservar vidas. Não vamos admitir que usem o período eleitoral na Universidade para “passar a boiada”! Estamos atentos às ações desta Reitoria e não vamos permitir qualquer tipo de abuso.

Qual a justificativa para colocar a vidas dos trabalhadores da UFRGS em risco? Por que a suspensão das atividades presenciais não vale para os terceirizados? Exigimos respostas!

Chega de autoritarismo!

Coordenação da ASSUFRGS