Moção de repúdio à injustiça contra Mariana Ferrer

A ASSUFRGS Sindicato repudia a atitude do Ministério Público e da Justiça de Santa Catarina no processo que culminou com a absolvição de André Camargo Aranha, que responde pelo estupro da influenciadora Mariana Ferrer em Florianópolis (SC). Também repudiamos e reivindicamos a punição do advogado do acusado, Cláudio Gastão da Rosa Filho, que agrediu verbalmente a vítima durante audiência, sem qualquer intervenção do juiz que presidia a sessão.

Nos revolta a criação da tese do estupro sem intenção, “culposo”, no sentido de garantir a absolvição do acusado. Mariana Ferrer representa tantas outras meninas e mulheres que todos os dias sofrem a dupla violência de passar por um crime hediondo como é o estupro e, ao buscar a Justiça, sofrem novamente ao passar da condição de vítima para acusada, vendo o agressor sair livre. Fruto de um sistema de Justiça que é majoritariamente branco e masculino e, mais que isso, é burguês e voltado a defender os interesses dessa classe.

Nos solidarizamos com Mariana Ferrer e com todas as mulheres que lutam por justiça contra seus agressores. Sem nenhuma confiança na justiça burguesa, confiamos na pressão popular para reverter essa decisão absurda e para que a Justiça seja feita. A ASSUFRGS Sindicato reafirma sua luta por uma sociedade justa e igualitária, livre da opressão de gênero, de raça, étnica e de classe.