NEAB UFRGS publica nota de repúdio contra o assassinato racista no Carrefour em PoA

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicou uma nota de repúdio ao assassinato racista de um homem de 40 anos, na noite do dia 19 de novembro, no supermercado Carrefour. Dois homens brancos, incluindo um PM, foram presos por agredir e matar João Alberto Silveira Freitas. Confira o comunicado do NEAB UFRGS:

“O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vem a público repudiar veementemente o ato de RACISMO ocorrido no dia 19/11 no supermercado Carrefour, que resultou no assassinato do Senhor JOÃO ALBERTO SILVEIRA DE FREITAS, espancado até a morte. E isso acontece às vésperas do simbólico 20/11, dia da Consciência Negra, em mais um ato infelizmente rotineiro nas estruturas opressoras e racializadas do Brasil, que têm a população negra como ALVO preferencial. VIDAS NEGRAS IMPORTAM! EXIGIMOS JUSTIÇA! Porto Alegre, 20 de novembro de 2020.”

NOTA DE REPÚDIO NEAB-UFRGS – 20 de novembro de 2020

Movimentos sociais e antirracistas irão realizar ato nesta sexta-feira, 20 de novembro, dia da consciência negra, em repúdio ao assassinato. A ASSUFRGS repudia este crime que, longe de ser uma exceção, é fruto das estruturas de opressão racistas vigentes no Brasil e no mundo. Nos unimos ao chamado para o protesto marcado hoje, às 18h, em frente ao local do crime.