UFRGS: prorrogada a suspensão das atividades presenciais até 31 de maio

Portaria divulgada nesta segunda-feira, 10, (Portaria nº 2233) confirma a prorrogação da suspensão das atividades presenciais na UFRGS. O documento estende a suspensão até 31 de maio, excetuando-se as atividades essenciais (relacionadas à saúde, segurança e atividades que demandam cuidado contínuo), como medida de contenção à pandemia de covid-19. Dessa forma, o trabalho administrativo da Universidade segue de forma remota e as aulas, na modalidade ensino remoto emergencial.

A ASSUFRGS, juntamente com a representação da CONSSAT, defenderam que se mantivesse a suspensão total das atividades (com exceção das atividades essenciais), pois apesar da redução no número de casos, mortes e da ocupação de leitos, os índices ainda são muito altos. No entanto, fomos vencidos e serão retomadas presencialmente as pesquisas, mas somente as que envolvem seres vivos, relacionadas à covid e as que devem ser finalizadas em 2021. Antes de retornar ao presencial, todos devem passar por testagem.

Ressaltamos à categoria que, diante à exigência de retorno de quaisquer atividades que não estejam previstas na portaria, a denúncia deve ser encaminhada para a ASSUFRGS. O sindicato já denunciou um possível foco de infecção na Faculdade de Veterinária e o falecimento de uma trabalhadora terceirizada do Prédio Centenário, que trabalhou provavelmente infectada.

Havendo qualquer situação diversa ao aprovado pela portaria e que coloque a vida da comunidade em risco, denuncie à ASSUFRGS pelo e-mail: secretaria@assufrgs.org.br