100 mil pessoas foram às ruas pelo Fora Bolsonaro em mais de 60 cidades do RS

Em Porto Alegre, foram 90 mil pessoas nas ruas da capital, em protesto pelas quase 550 mil mortes por covid-19, contra a PEC 32 e os casos de corrupção do governo Bolsonaro envolvendo vacinas.

Na capital gaúcha, a sequência de atos pelo Fora Bolsonaro que iniciou em maio registra, a cada edição, mais pessoas nas ruas. Neste sábado, a estimativa é 90 mil pessoas, entre juventude, artistas, sindicalistas, movimentos sociais, representantes de partidos políticos da esquerda, manifestantes sem ligação com entidades e famílias.

A ASSUFRGS Sindicato marcou presença na manifestação, com um bloco do sindicato. O balão da ASSUFRGS, com os dizeres “Fora Bolsonaro” e “PEC 32 NÃO!”, acompanhou a marcha da categoria. O bloco da ASSUFRGS ainda chamou a atenção com uma gigantesca bandeira do sindicato pedindo, “Fora Bolsonaro” e uma bateria que animou o trajeto da caminhada. Dezenas de colegas TAEs da UFRGS, UFCSPA e IFRS participaram do ato e os Coordenadores Tamyres Filgueira e Gabriel Focking discursaram no carro de som.

Após concentração em frente à prefeitura de Porto Alegre, onde ocorreram diversas intervenções, a caminhada partiu, por volta das 16h, em direção à Avenida João Pessoa, fazendo uma volta pela Cidade Baixa. Demonstrando a imensidão de manifestantes, enquanto a frente da passeata chegava ao local de encerramento, o Largo Zumbi dos Palmares, já no entardecer, ainda haviam pessoas caminhando na Avenida Salgado Filho.

Galeria de Fotos Porto Alegre

____________________

Capilaridade da manifestação no interior do estado, mostra crescente insatisfação com Bolsonaro

Mais de 60 cidades do RS registraram atos neste 24J. Cidades reduto do Bolsonarismo, como Novo Hamburgo, tiveram forte mobilização. A ASSUFRGS deu apoio ao ato no município, com carro de som que puxou a caminhada, e presença de representantes da Coordenação do sindicato. Outras cidades que registraram manifestações foram Guaíba, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, entre outras. Veja a cobertura do Brasil de Fato RS, aqui.

Galeria de Fotos NH

________________________

Brasil unido para barrar o governo genocida

De forma uníssona, por todo o Brasil e também em diversas cidades ao redor do mundo, centenas de milhares de pessoas voltaram às ruas para gritar Fora Bolsonaro, neste sábado (24). Reivindicaram vacina no braço, comida no prato e expressaram indignação com as denúncias de corrupção na compra dos imunizantes. No Rio Grande do Sul, o dia ensolarado de inverno fez com que cerca de 100 mil gaúchos fossem às ruas demonstrar seu descontentamento com o governo federal em mais de 60 cidades.

Os manifestantes também lembraram a ameaça do governo Bolsonaro às eleições de 2022, pontuando o desejo do presidente e de alguns dos seus ministros pela volta do voto impresso. Como o caso do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, que teria condicionado as próximas eleições à aprovação no Legislativo do voto impresso.

Durante as caminhadas, tanto no Interior quanto na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Capital, muitas pessoas nos comércios, nas calçadas e nas janelas dos prédios manifestaram apoio às manifestações.

Respeitando o distanciamento, usando máscaras e álcool gel, os manifestantes, através de cartazes e faixas, denunciaram os ataques do governo Bolsonaro, o desmonte das políticas públicas e a corrupção do governo federal. Lembraram ainda das quase 550 mil vidas perdidas para a covid-19 no país. Destaque também para a presença de bandeiras no Brasil, símbolo que até recentemente estava restrito a manifestações da direita.

Cobertura nas redes sociais da ASSUFRGS

Com informações do Brasil de Fato RS