Assembleia aprova adesão à GREVE NACIONAL contra a PEC 32, em 18 de agosto

Nesta terça-feira (10) a Assembleia Geral da ASSUFRGS Sindicato aprovou a adesão dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS na GREVE NACIONAL dos servidores públicos das três esferas, em 18 de agosto. A paralisação de 24h ocorre contra a PEC 32 – Reforma Administrativa, que entre outras distorções, visa acabar com o Regime Jurídico Único, aumentando os cargos em comissão, fim dos concursos públicos e estabilidade dos servidores.

Adesão à Greve do dia 18

O ponto de pauta que debateu a adesão dos TAEs à GREVE NACIONAL em 18 de agosto iniciou com Tamyres Filgueira, Coordenadora da ASSUFRGS, que ressaltou que além da paralisação de 24h é necessário garantir um grande ato público contra a PEC32 e também pelo Fora Bolsonaro. A Coordenadora informou a base sobre a agenda do dia 18, que está sendo definida em conjunto com as demais categorias de servidores das três esferas. No dia 18, às 11 horas, vai ocorrer um Ato em frente ao HPS e às 18 horas ocorre um grande Ato com diversos setores e movimento estudantil na esquina Democrática. Além disso, durante o dia, a partir das 14 horas, os servidores estaduais vão fazer uma vigília em frente ao Piratini, como protesto contra os ataques aos servidores da esfera estadual.

Depois de diversas intervenções, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:

  • Apoio ao Ato do dia do estudante, em 11/08.
  • Apoio ao Ato em Osório, no dia 12/08.
  • Carro de som e lambes em diversos pontos de Porto Alegre, para divulgar as atividades do dia 18.
  • Equipe de panfletagem para divulgar as atividades do dia 18.
  • Reuniões da Assufrgs em Unidades e por Campi para chamar as atividades do dia 18.
  • Greve dia 18 contra a PEC 32 e pelo Fora Bolsonaro.
    Dia 18, Ato às 11 horas no HPS; vigília no Piratini e Grande Ato às 18 horas, na Esquina democrática.
  • Apoio ao Ato que está sendo construído para o dia 07/09.

Destituição do interventor da UFRGS, Carlos Bulhões

No ponto de pauta que debateu a sessão do CONSUN UFRGS que ocorre na próxima sexta-feira (13), onde o conselho irá definir a possível indicação de destituição do atual Reitor Carlos Bulhões, Gabriel Focking, Coordenador da ASSUFRGS e conselheiro TAE no CONSUN, atualizou a categoria sobre os debates internos do conselho.

Algumas unidades já aprovaram, com debates internos, o apoio ao ato de destituição, como a Escola de Engenharia e a ESEFID. O Consun vai discutir e pode indicar a destituição, mas essa indicação vai ser enviada para o MEC, para ser aprovada. Gabriel ponderou, com base nos debates realizados na Comissão que discutiu o tema, que o mais seguro seria a destituição do Reitor, já que as acusações não se dirigem à Vice-Reitora, com esta ficando como Pró-tempore até a organização de uma nova consulta.

Em relação à Assembleia, seria necessário fazer o debate com a categoria para encaminhar uma posição quanto à reunião de sexta-feira. Depois de uma série de intervenções, foram indicados os seguintes encaminhamentos:

  • Apoiar a destituição do Interventor Bulhões na Sessão do Consun do dia 13.
  • Construir mobilização em frente à Reitoria no dia 13.
  • Defender novas eleições democráticas e paritárias urgentes.

Informes

A Assembleia Geral da ASSUFRGS também contou com informes da categoria, que seguem:

  • Rafael Berbigier: Lembrou as ações do NEAB que estão sendo realizadas e também divulgou ação de arrecadação de roupas e alimentos do Grupo de Capoeira Angola Raízes do Sul.
  • Frederico Bartz: Deu informe do Cedem, sobre a formação da Comissão de Gala para organizar as atividades do dia de aniversário da Assufrgs, no dia 20 de setembro.
  • Rui Muniz: Deu informe sobre as atividades do Comitê COVID e a situação grave da pandemia.
  • Tamyres Filgueira: Deu informe da ação de arrecadação de livros pelo NEAB para as comunidades quilombolas de Porto Alegre.
  • Glória Tavares: Fez divulgação do debate Prosa e Taes, que vai tratar do trabalho remoto e também deu informe sobre situações ocorridas no Comitê Covid, protestando contra o descontrole das atividades ocorridas na universidade.
  • A Assembleia também lembrou e lamentou a morte do sindicalista Wagner Gomes, metroviário e secretário-geral da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), em decorrência de um infarto. Nossa solidariedade aos familiares. companheiros de luta e amigos. Wagner, presente!