Manifestação em frente ao Banco Central: servidores públicos exigem reajuste salarial

Nesta terça-feira (18), servidores públicos federais organizaram um ato em frente ao Banco Central às 10h, reivindicando o reajuste salarial de 20%. A manifestação contou com aproximadamente 250 servidores e o ato durou até as 12h, mas terá continuidade as 14h em frente ao Ministério da Economia.

Esse movimento de reivindicação salarial é em resposta a proposta do presidente de reajustar o salário somente de policiais federais e rodoviários, categoria que deve lhe garantir amplo apoio nas eleições deste ano.

Liderados pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), pelo Fórum das Entidades nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelas centrais sindicais, os trabalhadores exigem um reajuste salarial de 20% a 28%, para compensar a perda inflacionária dos últimos anos, dependendo do período que cada categoria ficou sem aumento.

Organizados a nível nacional, as categorias que têm se mobilizado contabilizam mais de 45 mil servidores, incluindo a elite do funcionalismo público. O presidente tem até esta sexta-feira (21) para sancionar a lei orçamentária deste ano, que destina R$ 1,7 bilhão para aumento do vencimento mensal de servidores. O movimento grevista reclama que o texto aprovado no Congresso não determina o uso exclusivo dessa verba para carreiras policiais e, portanto, os reajustes deveriam se estender a todos funcionários federais.

Fotos: Patrícia Coimbra e Fonacate