Governo prepara novo corte orçamentário que pode ultrapassar 5 bilhões!

O governo deve ampliar o bloqueio de recursos no Orçamento de 2022 para não correr risco de descumprir a regra constitucional do teto de gastos, que impede despesas federais de crescerem além da inflação.

Cálculos feitos pelo Ministério da Economia apontam para a necessidade de um corte superior a R$5 bilhões, mas o número exato ainda está sendo definido em reuniões na pasta e no Palácio do Planalto. O anúncio será feito na sexta-feira.

O Ministério da Educação vem sofrendo com a constante falta de recursos, e denunciando a necessidade de dinheiro para manutenção das universidades. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) alerta que a situação é grave e que o funcionamento das instituições pode ficar inviabilizado se não houver uma recomposição dos orçamentos.

No último corte orçamentário, o órgão mais afetado, à época, foi o Ministério da Ciência e Tecnologia. É necessário se manter atento aos próximos passos que esse governo, inimigo da educação, irá dar. As universidades públicas são sempre seus primeiros alvos dos cortes orçamentários e dessa vez não deve ser diferente! É preciso mobilizar todas as comunidades acadêmicas, a luta não para!

Fonte: Folha de S. Paulo

Foto: Dida Sampaio/Estadão