Em Assembleia Geral, ASSUFRGS declara apoio às candidaturas de Lula, Olívio e Edegar Pretto

Nesta quinta-feira, 01, a ASSUFRGS Sindicato realizou uma Assembleia Geral para decidir seu posicionamento político nas eleições de 2022. A reunião teve sua primeira chamada às 16h e ocorreu pela primeira vez no formato híbrido (presencialmente na Sala 102 da FACED e virtualmente). A mesa foi composta pelos Coordenadores Gabriel Focking, Maristela Piedade e Erick Vaz.

Durante a reunião, a mesa pontuou a decisão da FASUBRA Sindical, que em Plenária Nacional decidiu pelo apoio à candidatura do ex-presidente Lula, que atualmente se mostra como uma força decisiva para o combate ao Bolsonaro. A federação foi a primeira entidade dos servidores públicos federais a entregar uma plataforma com propostas de governo para o candidato. Após abertura de debate com a categoria, a Assembleia da ASSUFRGS chegou ao consenso de seguir nesta mesma direção.

Além do apoio ao Lula, a assembleia também concordou de dar apoio a Edegar Pretto para governador do RS e Olívio Dutra para senador.

Carta de compromisso

Durante a Assembleia, foi apresentada pela Coordenação uma proposta de documento com as reivindicações da ASSUFRGS para as candidaturas majoritárias e proporcionais. Os colegas presentes em assembleia debateram as pautas defendidas pela entidade. Foi aprovada a divulgação do documento e a possibilidade de candidaturas demonstrarem seu compromisso com a pauta do sindicato. A divulgação das candidaturas que vierem a se comprometer com as reivindicações da ASSUFRGS, ocorrerá no próximo dia 06 de setembro.

A carta de compromisso pontua as principais demandas do Sindicato e da categoria como: Fora Bolsonaro!; Contra o golpismo e os neoliberais!; Pelo fim das intervenções nas Instituições Federais de Ensino; Eleições diretas e paritárias para Reitores; Pela reposição salarial dos SPFs; Em defesa do concurso público; NÃO À PEC 32!; Contra o desemprego, a fome e a carestia; Revogação da PEC do Teto de Gastos e das Reformas Trabalhista e da Previdência; Contra os cortes nas Universidades e Institutos Federais; ampliação das Ações Afirmativas; entre outras. Confira a carta clicando aqui.

Tamyres Filgueira, Coordenadora licenciada e candidata a Deputada Federal esteve presente na Assembleia e já declarou seu apoio à carta, se comprometendo a auxiliar na luta e conquista dessas demandas.

Confira a Carta de Compromisso elaborada pela ASSUFRGS, clicando aqui

Outros encaminhamentos

A Assembleia Geral da ASSUFRGS também trouxe informes no inicio da reunião. Gabriel Focking, informou que procurou em uma consulta acerca da aplicação da última IN 11091 do Governo Federal, ouviu como resposta que esta seria ilegal e não seria aplicada na UFRGS. Rafael informa que a CIS também consultou a PROGEP acerca da IN 11091 após constatadas as ilegalidades e ataques contidas e que obteve a resposta que esta não seria aplicada.

Rafael Berbigier relatou sobre o Encontro LGBTQIA+ da Fasubra, o qual foi bastante produtivo acerca das políticas públicas existentes e do que ainda é necessário avançar. Rafael também informou que a primeira reunião do GT LGBTQIA+ será no dia 13/09, em formato virtual.

Ricardo Boldrini proferiu um relato sobre a sessão do Consuni da Matemática, que aprovou uma moção de repúdio ao posicionamento de um professor da Unidade no CONSUN a respeito da retirada dos títulos honoríficos de militares nos período da ditadura. Colega relatou que durante a reunião, se fez presente um candidato bolsonarista, que se recusava a usar máscara e intimidava os presentes, inclusive com ameaça de voz de prisão. Rafael conta que o episódio lhe deixou extremamente preocupado com o ambiente hostil que tem se fomentado na universidade e sugeriu que a ASSUFRGS apoiasse a moção de repudio do Conselho do Instituto de Matemática e Estatística.