FASUBRA e entidades do FONASEFE retomam ações contra a PEC 32

Nesta quarta-feira, 05, a FASUBRA, junto com as demais entidades que compõem o FONASEFE e começaram a mobilização na Câmara dos Deputados, contra a PEC 32 (reforma administrativa). Na segunda (3/10), o presidente Arthur Lira (PP-AL) afirmou que pretende colocar a matéria na pauta novamente na próxima semana. As entidades se reuniram com a Liderança do PSOL, assessores da Liderança da Minoria e das Lideranças do MDB e PSD.

A FASUBRA Sindical e suas entidades de base participaram ativamente da luta para derrubar a PEC 32, o que foi fundamental para o adiamento da votação no Plenário da Câmara dos Deputados. A Federação e demais entidades do FONASEFE retomarão as ações e atos para derrubar de vez a reforma administrativa de Bolsonaro e Paulo Guedes. A luta também focará no novo corte de orçamento da Educação e mobilizações já estão previstas para a segunda quinzena de outubro.

Na pauta, além da possibilidade da PEC 32 voltar a tramitar, foi debatido a urgência da recomposição salarial dos servidores públicos federais e o 2º turno das eleições presidenciais. A líder do PSOL, deputada federal Sâmia Bonfim (SP), e o deputado Glauber Braga (PSOL/RJ) destacaram a importância dos servidores públicos federais empenharem-se em buscar votos para o 2º turno e eleger Lula presidente. Na avaliação dos parlamentares, o Brasil e o serviço público correm sérios riscos se Bolsonaro for reeleito por mais quatro anos. “O cenário está complicado demais, o país perderá o serviço público, não haverá concursos públicos e nem reajuste durante uma segunda gestão. Portanto, é preciso redobrar a campanha em apoio ao Lula”, afirmaram.

Ao final do dia, Arthur Lira declarou que só irá pautar a PEC 32 após o segundo turno das eleições, e a Administração Nacional da FASUBRA avaliou que isso foi resultado do movimento de pressão. “A resposta imediata das entidades ao saber que o Lira queria pautar a PEC, fez com que o presidente recuasse. Não podemos abrir a guarda e descansar um segundo. A hora que ele quiser pautar e se as entidades não estiverem presentes, ele vai pautar. Isso foi uma reação, a nossa pressão surtiu efeito”, afirmou o coordenador JP.

Foto: Fasubra