CONSUN aprova implementação de cotas na pós graduação da UFRGS

Hoje celebramos um marco histórico na trajetória da Universidade Federal do Rio Grande do Sul! Na manhã desta sexta-feira, 13, a sessão Consun aprovou por unanimidade a implementação de cotas nos programas de pós graduação da UFRGS. A resolução aprovada decreta a efetivação de políticas afirmativas para pessoas pretas, pardas e indígenas; quilombolas; pessoas com deficiência; travestis e transexuais; pessoas refugiadas ou pessoas com visto humanitário e migrantes em condições de vulnerabilidade social.

Durante a reunião, Tamyres Filgueira, Coordenadora-geral da ASSUFRGS, solicitou que a pauta das cotas fosse passada a frente das demais. A coordenadora ainda realizou um relato da sua trajetória dentro da universidade enquanto uma mulher negra e ainda relembrou aquelas que entraram neste mesmo espaço antes dela. “Ser uma mulher negra na universidade é muito difícil, e eu quero agradecer a todas as mulheres e homens negros que vieram décadas a trás e não deixaram essa porta fechar para nós, que estamos aqui. E é a nossa responsabilidade deixar essa porta aberta. A porta da diversidade, da pluralidade e do combate ao racismo e de meais formas de preconceito. Eu fui a primeira da minha família a entrar na universidade e isso dói, pois é reflexo de como a educação é negada a pessoas como nós.

Após a votação, que foi realizada de forma simbólica, onde aqueles que eram a favor deveriam levantar sua mão, todos aplaudiram de pé o enorme avanço realizado na universidade. Na UFRGS, apenas 1% do corpo docente é negro e não há nenhum professor indígena. Já passou da hora de reformularmos a cara da universidade e não permitir que nenhum outro capítulo dessa história seja escrito sob a ausência daqueles que de fato constroem esse país! “Nunca mais sem nós!”

A ASSUFRGS Sindicato saúda todos os estudantes de Pós-graduação e a APG por seguirem firmes nessa luta e manter sempre vivo o debate sobre cotas nos PPGs. Celebramos essa vitória história para esses grupos que sempre foram apagados e excluídos dos espaços de produção de pesquisa e ciência. O futuro da universidade pública será um lugar de diversidade e inúmeras possibilidades de desenvolvimento serão criadas a partir das novas vivencias que irão ocupar esse espaço!

Nunca mais sem nós!

Bancada TAE do CONSUN UFRGS reunida após a aprovação das cotas na pós-graduação!

__________________________

Assista ao discurso da Coordenadora-geral da ASSUFRGS, Tamyres Filgueira, durante a sessão histórica do CONSUN: