Abertura do Cômite de revogação do Novo Ensino Médio é realizada no pátio da FACED

Nesta quarta-feira, 22, ocorreu a reunião de abertura do comitê de revogação do novo ensino médio. A reunião que estava marcada as 14h na sala 102 na FACED, mas devido a super lotação da reunião, ela foi realocada para o pátio da FACED.

A ASSUFRGS Sindicato forneceu a caixa de som para que a reunião pudesse acontecer e durante o evento importantes falas sobre a necessidade da revogação do novo ensino médio foram feitas.

Tamyres Filgueira, Coordenadora-geral da ASSUFRGS Sindicato e do NEABI, pontuou que a manutenção do novo ensino médio vai impedir que determinadas pessoas consigam ingressar a universidade. “Pessoas como eu, que estudaram em escola pública, não vão mais estar aqui dentro, porque na escola pública vai ter deixado de preparar esses estudantes para entrar na universidade.”

Segundo dados do PNAD Educação, Dos 10 milhões de jovens brasileiros entre 14 e 29 anos que deixaram de frequentar a escola sem ter completado a educação básica, mais de 70% são pretos e pardos.

A reforma do ensino médio é um projeto que visa excluir uma parcela específica da população do acesso à educação, e garantir que a outra parte, seja educada por um ensino neoliberal que produz mão de obra barata.

O novo ensino médio precisa ser revogado pois ele não garante o acesso a educação pública, gratuita e principalmente de qualidade.