Ex-ministra Nilma Lino Gomes realiza palestra sobre relações étnico-raciais no IFRS

No dia 27 de março, segunda-feira, a comunidade do IFRS foi prestigiada com a presença da ex-ministra do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Gomes, que realizou uma palestra sobre educação étnico-racial.

O evento iniciou às 14h, com uma apresentação de alunos do IFRS, e contou com a presença do reitor do IFRS,  Júlio Xandro Heck e da deputada federal, Fernanda Mechionna. Nilma também chegou acompanhada de Petronilha Gonçalves e Silva, Doutora em Educação.

Nilma abriu o sua palestra relacionando a política de permanência e educação à luta antirracista, uma vez que o índices de pobreza, analfabetismo e evasão escolar são maiores entre a população negra.

Em sua palestra, a ex-ministra trouxe inúmeras reflexões sobre as origens africanas do nosso país e as relações étnicos raciais dentro dos espaços educacionais. “Ser antirracista é refletirmos sobre as relações mais normais do nosso dia a dia, sobre os locais que são mais comuns da nossa sociedade”. Afirmou a pedagoga.

Ela também pontuou as dificuldades de incluir disciplinas afrobrasileiras nos currículos escolares e superiores, uma vez que essas ferramentas fazem parte das instituições brasileiras. “Falamos de racismo institucional, não é mesmo? É sobre essa dificuldade que temos em colocar a educação antirracista dentro das instituições, elas não querem ser mexidas e modificadas. É muito complicado e complexo mexer nas raízes estruturais das instituições.”

Nilma concedeu a ASSUFRGS Sindicato uma entrevista exclusiva, onde falou sobre o ingresso de pessoas negras dentro do espaço acadêmico e da necessidade da inclusão de pessoas não negras no debate sobre o racismo. Você pode conferir a entrevista em nossas redes sociais.

Nilma foi a primeira mulher negra a comandar uma universidade pública e federal no Brasil.

Confira abaixo algumas fotos do evento.