Reitoria proíbe presença de estudantes em sessão do CONSUN

Nesta sexta-feira, 02 de junho, a sessão do Consun tinha como pauta o recente caso de 160 alunos cotistas da universidade que tiveram suas matriculas provisórias cancelas. Entretanto, a administração proibiu que estudantes entrassem na sala do CONSUN para assistir a reunião, o que vai contra o regimento da UFRGS, que diz que as sessões são abertas a qualquer pessoa da comunidade universitária.

O Reitor Carlos Bulhões não esteve presente na sessão, completando um ano e sete meses sem comparecer a uma reunião do Conselho Universitário. Patrícia Pranke, vice reitoria, esteve presente e se recusou a permitir a entrada dos estudantes.

Em repúdio, conselheiros se retiraram da sessão para que ela fosse encerrada. “Nós repudiamos essa medida do Bulhões e por isso que fizemos um protesto que todos nós nos levantamos e saímos da sessão, fazendo com que ela não acontecesse. Não podemos compactuar com essas atitudes antidemocráticas aqui na universidade.” Afirmou Tamyres Filgueira, Conselheira e Coordenadora Geral da ASSUFRGS Sindicato.

Do lado de fora do prédio, os estudantes que foram desligados da universidade realizaram um ato protestando contra a administração, que não só impede alunos de participar das reuniões do CONSUN, como os exclui de dentro da universidade.